Data/Hora: 30-07-2010 09:49

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico
 Página 1 de 3 • [ 31 mensagens ] • 1, 2, 3  Próximo

"África Minha"

Autor Mensagem
Administrador

Registado: 07 Nov 2006
Nome: Jacinto Salgueiro
Mensagem 1/31   "África Minha"
Vou abrir aqui um novo projecto. Este é já um namoro antigo e agora que me decidi terminar com os Taganyika vou mesmo avançar com ele.

A minha ideia é montar um aquário biotopo dos rios africanos.

Sinceramente não pesquisei muito sobre o assunto e por isso preciso ainda mais da ajuda da malta.

Vou usar:
Aquário 100x40x50
Filtro - Rena xp2 (620l/h)
Aquecimento - Rena 200 w
Iluminação - 2x25w

A minha ideia é tentar meter duas espécies de ciclídeos.
Preferencialmente seria:

1 casal de Nanochromis parilus ou Nanochromis transvestitus
1 casal de Pelvicachromis taeniatus

Para já estou com dúvida se duas destas espécies podem coabitar num aquário de 100cm pois são espécies que habitam muito pelo fundo e ambas bem agressivas.

Se me disserem que isto não é possível, teria de deixar cair os Nanochromis e colocar antes um casal de Anomalochromis thomasi pois penso que são mais pacíficos e habitam na meia água.

Ainda pondero meter um grupo de tetras do congo. Por um lado será mau pois podem predar alevins que possam surgir mas por outro podem servir para direccionar a agressividade dos ciclideos e evitar que se degladiem entre eles.

A decoração será centrada em troncos. Logo vejo o que encontro que se adeque.
O substrato pondero meter areão do rio de granulumetria fina.

Claro que vou por plantas. Gosto de aquários com plantas que não dêam muito trabalho.
Sobre este assunto ainda vou estudar um pouco. Uma ou outra anubia podem entrar mas não irei apostar muito nelas. Queria ver se arranjava umas aponogeton.

Se quierem dar sugestões, serão bem vindas.

Jacinto

23-11-2008 22:03 Perfil
Gestor do Portal

Registado: 05 Nov 2006
Nome: Nuno Sénica
Mensagem 2/31   Re: "África Minha"
Um projecto invulgar por estas bandas, mas a beleza dos peixes e o seu comportamento justificam plenamente um cantinho dedicado a eles.

Mais um tópico para acompanhar, uma vez pouco ou nada sei sobre este biotopo e vai ser certamente uma boa forma de aprender...

23-11-2008 23:04 Perfil WWW
Amigo do Barbatana

Registado: 05 Fev 2008
Nome: Luis Almeida
Mensagem 3/31   Re: "África Minha"
Jacinto Salgueiro Escreveu:
Vou abrir aqui um novo projecto.

O substrato pondero meter areão do rio de granulumetria fina.

Olá Jacinto!

Tenho a ocupar espaço, o areão que tinha no comunitário, que fez com que me metesse nestas aventuras :D , se te servir, podes contar com ele.

Não sei a quantidade, mas estava num aqua de 60x30x30 com cerca de 5-6cm altura. É este:

Imagem

Imagem

VENDO criações próprias de:
- Tropheops chilumba Orange
- Labeotropheus trewavasae Tumbie West
(peixes com cerca de 1cm)

24-11-2008 08:16 Perfil YIM
Administrador

Mensagem 4/31   Re: "África Minha"
Nuno Sénica Escreveu:
Um projecto invulgar por estas bandas, mas a beleza dos peixes e o seu comportamento justificam plenamente um cantinho dedicado a eles.

Mais um tópico para acompanhar, uma vez pouco ou nada sei sobre este biotopo e vai ser certamente uma boa forma de aprender...

Vamos lá ver o que isto dá. Também vou ter muito que aprender.

Luis Almeida Escreveu:

Olá Jacinto!

Tenho a ocupar espaço, o areão que tinha no comunitário, que fez com que me metesse nestas aventuras :D , se te servir, podes contar com ele.

Não sei a quantidade, mas estava num aqua de 60x30x30 com cerca de 5-6cm altura. É este:

Luís.

Obrigado pela oferta mas vou declinar.

A minha ideia é uma areia mais fina. Também essa não seria suficiente e depois teria de ir encontrar igual para ficar com a altura certa.

Este vai ser um projecto para avançar devagar.
Ainda não há fotos. Só ideias.

24-11-2008 09:49 Perfil
Administrador

Mensagem 5/31   Re: "África Minha"
Tenho andado a pensar melhor e parece-me que 1m será pouco para 2 espécies destas de ciclideos.
Vou mesmo apostar apenas numa. Este é o grande dilema... é que gosto de todas.

Nanochromis ou Pelvicachromis?

Os pelvicachromis são lindissimos mas os Nanochromis seriam um desafio maior. Estou dividido.
Ninguem para opinar?

24-11-2008 22:38 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 22 Maio 2007
Mensagem 6/31   Re: "África Minha"
Olá novamente,

Se não te importas gostava de dar a minha garfada!
Para começar, os N. parillus na natureza ocupam um território vasto, por exemplo, num dos livros que tenho fala em 1m, pela minha experiência esse valor não está nada exagerado. O problema do território surge durante o passeio dos alevins, pois atacam tudo com alguma ferocidade!
Por outro lado, desde que não exista outra espécie a acasalar na mesma ocasião não me parece que seja muito problemático pois os outros habitantes mantêm-se na zona média-superior do aqua e normalmente os parilus deixam de os chatear.

Relativamente aos A. thomasi, como já referi nos meus posts, não são nada pacíficos, estou a falar especificamente da variedade "Guinea", pois são predadores-caçadores excepcionais e quando os machos definem o seu território até atacam os Tetras do Congo.
Claro que a ideia de um espécie de ciclideos como os thomais, com habitos reprodutivos diferentes e que ocupem normalmente a zona media é o ideal, mas por vezes aparecem surpresas :shock: !

Pessoalmente, preferia apostar nos taeniatus, para aí deve ser mais facil encontrá-los, ou então tentar a outra variedade dos thomasi!

Relativamente ao teu receio dos Tetras podes estar descançado pois nunca vi os meus comer um unico alevim, nem dos parilus nem dos kribs!

Bem!! Para quem não escreve à muito tempo estou a esticar-me muito!

No caso da decoração é algo muito pessoal! Mas posso sugerir algo interessante colocas areão fino/medio cinzento, pois a rocha da zona é o xisto cinza, decorado com xistos cinza e muitos troncos com anubias e fetos do congo agarradas a eles, para a zona de trás talvez valisnerias e eventualmente aponogenton (se estiveres disposto a um bom investimento!). Já agora as flutuantes são aconselháveis por causa dos tetras!

24-11-2008 22:48 Perfil WWW
Administrador

Mensagem 7/31   Re: "África Minha"
Pois é José. Não foi preciso muito para me decidir mas foi importante a tua sábia opinião.

Vai ser mesmo um casal de taeniatus. Os Nanochormis são peixes mais exigentes ao nível da dureza da água e aqui terei dificuldade em arranjar águas ácidas.

Os companheiros para os taeniatus logo se verá.

Quanto ao layout, a ideia será mesmo usar xistos e troncos largos. Vamos ver o que encontro.

Obrigado pelas dicas.

24-11-2008 23:05 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 16 Mar 2008
Nome: Diogo Julião
Mensagem 8/31   Re: "África Minha"
Boas,

Como sabes estou longe de te poder ajudar, mas queria dizer que vou seguir toda a montagem com muuuita atenção, pois, como sabes, também me estou a iniciar neste biótopo!

:palmas

ps: parabéns pela escolha da espécie, são muito porreiros!

24-11-2008 23:10 Perfil WWW
Amigo do Barbatana

Registado: 22 Maio 2007
Mensagem 9/31   Re: "África Minha"
O quanto te compreendo em relação à agua ácida! A minha sai entre 8,2-8,5 :o . Ou seja, devia apostar em ciclideos de lago, mas como sou teimoso, acido com fartura em cada muda! Complementado com turfa e CO2.

Os troncos longos devem ficar espectaculares, pois acho que são os que imitam melhor com o que se encontra na natureza! O problema é conseguir encontrá-los.

24-11-2008 23:15 Perfil WWW
Administrador

Mensagem 10/31   Re: "África Minha"
Este projecto não está esquecido.

Apenas estou com dificuldade em arranjar a espécie de ciclideos que pretendo. Eles até existem na Verduijn mas como as importações chegam às 5ªs feiras e nesse dia não tenho qualquer possibilidade de me deslocar a Lisboa a meio da tarde, por razões profissionais, não tenho encomendado os peixes. Se houve uma alma caridosa aí de Lisboa que consiga dar uma ajudinha disponibilizando-se para me levantar os peixes na próxima importação depois tentaria arranjar forma de os ir buscar. Se não, terei de esperar melhor oportunidade.

22-02-2009 11:12 Perfil
Administrador

Registado: 01 Nov 2006
Nome: Nelson Oliveira
Mensagem 11/31   Re: "África Minha"
Jacinto,

Grandes novidades...
E com o teu jeito para plantas, em particular as anúbias, estou mesmo a ver os resultado de cortar a respiração que vais obter daqui por uns mesinhos...

Quanto às espécies...
Se me permites a sugestão...conheces os Pseudocrenilabrus nicholsi????
Eu não pensava duas vezes...
É que se vais optar por um mono-espécie...acho que era uma escolha espectacular...
Um macho e 3 ou 4 fêmeas...
E depois os tais Phenacogrammus interruptus para compro o ramalhete...
Acho que ficava um aquário em tudo fabuloso...

Pensa nisso ;)

23-02-2009 08:54 Perfil
Administrador

Mensagem 12/31   Re: "África Minha"
Olá Nelson.

Vou investigar a tua sugestão. E obrigado pela sugestão.

23-02-2009 09:15 Perfil
Administrador

Registado: 06 Nov 2006
Nome: Nuno Paiva
Mensagem 13/31   Re: "África Minha"
Boas,

Também pouco pesco desta area mas depois de ler o post do "cobrinhas" lembrei-me que o Avelino teve em tempo uns Pseudocrenilabrus Philnader, acho eu, muito bonitos, eram de tons vermelho e mesmo muito bonitos.

23-02-2009 11:10 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 05 Abr 2007
Mensagem 14/31   Re: "África Minha"
Viva Jacinto,
eu tambem ando há uns tempos com ideias de fazer um aquário dedicado a ciclideos anões, um bocado na duvida entre os americanos e africanos. Apesar de serem mais dificeis de arranjar, ando mais inclinado para os africanos, dos quais os pelvicachromis parecem ser dos mais bonitos.
A importação que falaste tambem me interessava e nesse caso podia ficar com os teus peixes, porque devo ter mais hipoteses de os ir buscar. Para peixes de cardume tambem há a glasser que tem quantidades grandes que dividindo ficam mais em conta.
até breve

23-02-2009 12:01 Perfil
Administrador

Mensagem 15/31   Re: "África Minha"
Olá Rui.

Desde já agradeço a disponibilidade. Quando a primefish anunciar a nova importação logo combinamos.

Sobre targets para os ciclideos já comprei 7 Phenacogrammus interruptus. Arranjeio-os muito bons a preço acessível. São juvenis, têm aí uns 4cm e já estão de quarentena cá em casa. Agora é decidir os ciclideos que lhe vou juntar.

23-02-2009 13:37 Perfil
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico   Página 1 de 3 • [ 31 mensagens ] • 1, 2, 3  Próximo

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído

Ir para: