Data/Hora: 30-07-2010 09:59

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico
 Página 3 de 3 • [ 37 mensagens ] • Anterior  1, 2, 3

Africa Negra [Biotopo\Plantado] - Novos habitantes

Autor Mensagem
Amigo do Barbatana

Registado: 27 Out 2007
Mensagem 31/37   Re: Africa Negra [Biotopo\Plantado] - Novos habitantes
Tiago Rocha Escreveu:
cianos??? que dor de cabeça

elimina isso enquanto á poucas, senao depois é uma carga de trabalhos

pois e eu que o diga... a minha montagem anterior só se foram embora com a eritromicina!! :chainsaw

Mas desta vez já começaram a regredir, pus a flauta do filtro a agitar um pouco mais a superfície da água, fiz uma valente tpa e acertei as fertilizações e deu-lhes uma "injecção " de agua oxigenada... vamos lá ver se o regredir continua até desaparecerem por completo.

Africa Negra

14-12-2009 22:46 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 32/37   Re: Africa Negra [Biotopo\Plantado] - Novos habitantes
Bem... hoje seguem mais umas fotos, mas desta vez com brinde...

As cianos continuam lá mas lentamente a desaparecerem :chainsaw

Imagem

e a prenda de Natal... eu bem que vi aqueles dois que referi atrás a defenderem o território, mas estava longe de pensar que o cenário seria este. Hoje quando removi a protecção do vidro que se vê do Hall deparei-me com isto, claro está que acabei por deixá-la estar... se não comerem a postura por ter estado a tirar fotos já é uma vitória!

Imagem

Imagem

Quanto a tempos até à eclosão e alimentação para os possíveis pequenotes, alguém tem algumas dicas?

Bom Natal a todos!

Africa Negra

24-12-2009 15:01 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 01 Dez 2008
Mensagem 33/37   Re: Africa Negra [Biotopo\Plantado] - Novos habitantes
Boa :palmas
Isso de teres uma postura tão cedo é ótpimo e revela que os peixes estão bem.
Quanto às cianobactérias eu costumo dar-lhes um jeito pondo o aquário às escuras, tapado com cobertores ou toalhas, durante 72 horas. Os peixes e as plantas não parecem sofrer muito e as cianos desaparecem. Claro que para evitar as recidivas aspiro o fundo frequentemente e faço mais mudanças de água, mas atenção que elas podem sobreviver mesmo em água muito pobre em nutrientes.
Tendo uma postura não sei se será muito aconselhável pôr o aq. às escuras 3 deias...
Boa Sorte com o projecto.

24-12-2009 15:40 Perfil WWW
Administrador

Registado: 07 Nov 2006
Nome: Jacinto Salgueiro
Mensagem 34/37   Re: Africa Negra [Biotopo\Plantado] - Novos habitantes
Parabéns Francisco.
Não sei responder ás tuas perguntas.

Quanto às ciano a tática do José Duque é a que dá melhor resultados mas agora não tens de te preocupar com elas. A ver se os ovos eclodem ou não.
Outra coisa. Essa neritinas não serão um obstáculo à criação? Não comerão os ovos de noite?

24-12-2009 16:12 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 35/37   Re: Africa Negra [Biotopo\Plantado] - Novos habitantes
Viva,

José e Jacinto, as cianobactérias de momento não me preocupam de todo... ainda só levaram com uma injecção de água oxigenada e já quase desapareceram, eu pessoalmente não gosto muito de utilizar as técnicas dos apagões... até hoje só por uma vez tive de empregar eritromicina (pois nada resultou), normalmente quando ajusto a flauta do filtro para não arejar nem demasiado nem de menos a água e quando cumpro a fertilização e tpa's mais seriamente a coisa abranda bastante... se a isto ainda juntar o uso da água oxigenada elas costumam desaparecer, mas como tudo é um processo que demora cerca de 1 mês mais coisa menos coisa.
Quanto à prenda de Natal inesperada tenho que ir "googlar" para tentar descobrir mais sobre o tempo que os ovos demoram a eclodir e quanto tempo demoram a consumir o saco vitelino e com que mais tarde alimentar que é para não ser apanhado desprevenido.

Jacinto, as neritinas até agora não tocaram nos ovos, mas pelo sim pelo não a ver se arranjo algum tipo de luz de presença (um led por exemplo) para tentar precaver isso e tentar também precaver que os peixes não entrem em pânico com a escuridão total.

Obrigado pelos comentários

EDIT: o que encontrei ate agora
http://fish.mongabay.com/species/Anomalochromis_thomasi.html Escreveu:
The eggs hatch in 3-5 days and the fry are moved to a previously-dug pit. The fry can be fed on Artemia nauplii and dry foods. The parents continue their brood care. Some aquariasts experience a loss of broods. This can usually be attributed to lack of room in a breeding tank or a lack of food.

http://www.aquaticcommunity.com/cichlid/butterfly.php Escreveu:
When the fry has hatched, the parents will move them to shallow pits in the substrate. Until they become free-swimming, the fry will be moved back and forth between these pits. Free-swimming African Butterfly fry will feed on tiny microorganisms that live among the plants. After a few days, you can start giving them small servings of microworms. Eventually, they will be big enough to accept newly hatched brine shrimp.

http://www.aquarticles.com/articles/breeding/Balog_African_Butterfly.html Escreveu:
Post-hatching, the parents moved the fry to shallow pits away from the spawning site. The fry were moved several more times before they were free- swimming, at which point they began to feed on micro-organisms picked from the plants. Micro worms and baby brine shrimp were added several days later as the fry grew rapidly. Losses were few even in a community tank, as the fry proved quite hearty and their parents were fearless in their defense.

http://aquariums.suite101.com/article.cfm/african_butterfly_cichlid_care_and_breeding Escreveu:
The female African Butterfly Cichlid can lay up to 250 eggs at a time and the eggs hatch approximately 78 hours later. The parents will usually provide total care of their young but they may eat their spawns the first few times. Once they get the accustomed to spawning, they are devoted parents.

These fish will spawn every 10 days so if there is too many fry on hand, it is best to give the parents a break by separating them. Although the African Butterfly Cichlid is a passive fish, it can get slightly aggressive when spawning.

Fica ainda o link para um excelente artigo (em inglês) sobre a espécie: http://www.cichlidae.com/article.php?id=53

Parece que existe um consenso... daqui a uns dias logo direi o que saiu daqui, mais que não seja uma bela refeição para os papás! :twisted:

Africa Negra

24-12-2009 19:27 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 36/37   Re: Africa Negra [Biotopo\Plantado] - Novos habitantes
Só para dar notícia que como eu esperava a postura foi um belo aperitivo para os papás inexperientes :evil:
Vou continuar com a mesma alimentação e regime de TPA's a ver se consigo novas posturas...

Fica uma foto panorâmica do aqua para verem como está a evoluir a "horta" :mrgreen:

Imagem

Imagem

Boas entradas em 2010 :buba

Africa Negra

28-12-2009 15:21 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 37/37   Re: Africa Negra [Biotopo\Plantado] - Novos habitantes
Bom ano a todos!

Só para dar entrada que os homasi (o casalinho do costume) voltou a fazer nova postura... desta vez não tiro fotos para ver se aguenta mais do que uma ou duas noites...

Abraço

Africa Negra

08-01-2010 22:44 Perfil
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico   Página 3 de 3 • [ 37 mensagens ] • Anterior  1, 2, 3

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído

Ir para: