Está muito fixe, o vídeo. Esse aquário com essas sombras tudas deve ser optimo para eles. Podias era ter tirado o som ambiente, ficava melhor. Mas o canário canta bem.
É verdade... grande olho Jacinto! Deixei ao vosso critério. Não quis dizer logo tudo. O dicrossus já manda. Aquele corpinho franzino é só fachada. Está ali uma verdadeira fera. Já domina completamente uma zona do aquário... a zona das cryptocoryne, local para onde tem levado uma das suas namoradas. Ele exibe as barbatanas para a outra namorada.. mas a outra namorada permanece com as barbatanas pélvicas laranjas, enquanto que a namorada que leva para o "spot" dele está lindíssima com as pélvicas vermelho vivo! Sem dúvida que estou fascinado com esta espécie e só tenho a agradecer a quem me incentivou a optar por eles... se tiver opurtunidade adquiro mais exemplares! São muito interessantes as interacções entre eles!
A Fêmea mais jovem de altispinosus é que está sempre a levar trepa... mas para ela aquilo é uma brincadeira, tem um corpanzil que aguenta bem com as pancadas do dicrossus. É engraçado ver um monstrinho como o altispinosa macho vergar ao lingrinhas do dicrossus.
Uma coisa mais séria é a fêmea de altispinosa mais velha. Deixa-me algo intrigado a sua constante magreza. Ela tem o acesso a comida dificultado tanto pelo altispinosa macho como pela jovem fêmea (que já domina a mais velha). Estive ali a olhar a ver se poderia ser parasitas, mas ela não cospe a comida. É por estas e por outras que aconselho sempre a comprar peixes de boa origem. Esta fêmea tal como o macho que vinha com ela tem tido sempre muito frágeis, para não falar da diferença de coloração entre este macho e o macho que morreu. Este é simplesmente brutal a vista do outro.
Ora aqui vai uma actualização que me custa muito dar!
O aquário está praticamente às moscas. 2 dicrossus mortos (macho e uma fêmea), 3 cardinais mortos. O macho ainda está a convalescer numa maternidade, mas já não o safo! Tem a parte de trás do corpo toda branca, no sábado de manhã estava normalíssimo. Que raio de doença fulminante!
Espero que se fique por aqui! Para já os mikrogeophagus e nariz de bêbado têm passado ao lado desta crise.
Já lá vai o tempo em que actualizava isto regularmente, mas mais vale tarde do que nunca. Aqui seguem umas fotos dos bichos que por aqui nadam.
Como se pode ver ... nadam aqui geophagus que não são meus... vão mudar de casa em breve e o dono que se manifeste. ... Coloquei também umas fotos dos meus mikrogeophagus para verem como estão imponentes.
Desculpem-me a qualidade do vídeo, mas reparem no comportamento dos geophagus e nas interacções interespecíficas. São estas coisas que me fascinam verdadeiramente nestes peixes. Para aqueles que pensam que os tanganyikas é que têm a vertente comportamental, aqui os meus sul americanos comprovam que podem rivalizar com essa rapaziada! Reparem também no dicrossus listado! É um prazer ter um peixe como este. Tenho dois machos: um listado e outro ao xadrez.
Aqui ninguém deu fogo ainda. O antigo macho andava ali com uma das miúdas dele mais escondido mas, entretanto, morreram por causa da introdução de novos peixes. Provavelmente algum parasita manhoso. Agora tenho um rebanho de 7 dicrossus a ver o que dá. Tenho dois machos e 5 fêmeas.