Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
| Autor |
Mensagem |
|
paulo duarte
Amigo do Barbatana
Registado: 12 Out 2007 Mensagens: 1396 Idade: 38 Localização: Póvoa Sta Iria Nome: Paulo Duarte
|
46/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
Esse aquário está com muito bom aspecto Foste tu o artífice, Adalberto?
_________________ Cumprimentos,
Paulo
|
|
07-01-2010 20:35 |
|
 |
|
Carlos Jorge
Amigo do Barbatana
Registado: 03 Nov 2009 Mensagens: 75 Idade: 28 Localização: Constância Nome: Carlos Jorge
|
47/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
No próximo fim de semana vou buscar as plantas, depois logo termino o layout:    Tenho mais algumas pedras de xisto disponíveis mas são na maioria lajetas, "blocos" maiores já estão nas fotos... Alguma sugestão de como melhorar o layout? Não vai ser um biótopo, mas espero que os cacatuoides que lá vão habitar não se importem muito com isso. Cumprimentos, Carlos Jorge
06-02-2010 15:58 |
|
 |
|
DanielTrofa
Amigo do Barbatana
Registado: 10 Nov 2009 Mensagens: 769 Idade: 20 Localização: Porto- Trofa Nome: Daniel Ferreira
|
48/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
Em termos estéticos está muito bonito. Tanto o aquário como o meio envolvente. Espero pela colocação das plantas para dar a opinião final.
_________________ Vendo aquário de 120 x 40 x 50 cm (240L) com todos os acessórios em excelente estado. Enviem MP
|
|
06-02-2010 16:03 |
|
 |
|
Ricardo Fernandes
Amigo do Barbatana
Registado: 08 Set 2009 Mensagens: 678 Idade: 38 Localização: Baixa da Banheira Nome: Ricardo Fernandes
|
49/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
Concordo com o que o Daniel escreveu, mas penso que se colocasses aí um dois pequenos troncos, com as plantas os cacatuoides agradeciam  , acidificavam a água e arranjavas alguns esconderijos para eles.
_________________ Ricardo Fernandes
|
|
06-02-2010 23:04 |
|
 |
|
Carlos Jorge
Amigo do Barbatana
Registado: 03 Nov 2009 Mensagens: 75 Idade: 28 Localização: Constância Nome: Carlos Jorge
|
50/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
Obrigado pelos comentários.
De facto já pensei em troncos e SE meter algum, será pequeno e com algumas pequenas plantas agarradas, deixam sempre a água um pouco amarela e não é isso que eu queria... Mesmo a akadama vamos a ver como se porta...
Ideias para alguma flora há? Sinceramente não sei bem o que meter, ia mais pelo aspecto mas se houver alguma coisa interessante para meter, avisem. Não queria encher muito de plantas, em relação ao fundo queria "tapar" cerca de 2/3, e algumas plantas baixas/medias +/- a meio da base. O substrato é akadama "especial" de 2/3mm apenas.
Fauna, 1 casal de cacatuoides double red, 10 cardinais ou similar, umas 4 corydoras pigmeus e talvez 2 ancistrus. O que acham?
Cumprimentos, Carlos Jorge
08-02-2010 09:09 |
|
 |
|
cable-man
Amigo do Barbatana
Registado: 12 Nov 2006 Mensagens: 1950 Idade: 33 Localização: Tomar - Portugal Nome: Adalberto Pereira
|
51/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
com a akadama no fundo, enquanto nao saturar, o tronco nao coloca a agua amarela. nao sei quanto tempo demora a saturar, mas sei que durante muito tempo a agua nao te fica amarela.
_________________ Fica bem, Adalberto M. Pereira... o M é de man, cable-man
Loja Online
|
|
08-02-2010 12:42 |
|
 |
|
Carlos Jorge
Amigo do Barbatana
|
52/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
Aqui está ele, cheio e com vegetação: Dimensões do aquário (CxLxA):80x35x40cm (+- 90 litros úteis) Filtragem:Eheim Liberty 2042 (320-760 litros/hora) Aquecimento:200W Alimentação:--- Iluminação:Calha de 120 leds/metro Substrato:Akadama 2/3mm Decoração:Pedras de xisto Tronco plantado Cenário:Vinil preto Temperatura:26º Ph:7.0 Flora:Anúbias nana Anúbias barteri Echinodorus amazonicus Vallisnerias spiralis Sagittaria teres subulata Micranthemum umbrosum (e umas plantas flutuantes que não consegui identificar) Fauna:Ainda em estudo, mas estava a pensar em algo parecido com isto: 2 ou 3 ancistrus (arranjo com uns 3cm) 2 corydoras albinas (2cm) casal apistograma cacatuoides double red 10 cardinais Sobre as plantas flutuantes que não consegui identificar, deixo aqui 2 fotos, se alguem souber o que são agracedia  :   Cumprimentos, Carlos Jorge
última vez editado por Carlos Jorge em 22-02-2010 10:11, editado 2 vezes no total
|
|
14-02-2010 09:33 |
|
 |
|
Ricardo Fernandes
Amigo do Barbatana
Registado: 08 Set 2009 Mensagens: 678 Idade: 38 Localização: Baixa da Banheira Nome: Ricardo Fernandes
|
53/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
O layout está porreiro, mas penso que faltam mais alguns esconderijos, principalmente para futuras posturas do casal de apistos. Essa planta flutuante penso que seja salvinia. Continua que estás no bom caminho. 
|
|
14-02-2010 12:07 |
|
 |
|
Carlos Jorge
Amigo do Barbatana
|
54/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
Obrigado pela resposta. De facto pensei nisso dos esconderijos e acho que deixei 2 porreiros, 1 em cada lado do aqua. Um está protegido pelo tronco e por várias plantas e o outro por uma pedra e outras tantas plantas. Não há cavernas nem nada similar mas penso que já é bom... As flutuantes, estive a ver e no google aparecem umas parecidas por esse nome, mas não são iguais, especialmente nas raizes. Vou ver melhor, pode ser que haja alguma coisa. Pelo que percebo disto, elas vão ajudar a filtrar um pouco a água, com as raizes penduradas e cheias de filamentos... pelo menos foi por isso que as trouxe, foram à borla  . Enchi de água ontem, será que terça já lá posso meter algum peixe? Estava a pensar trazer 2 corydoras albinas de uma loja, já que tenho de lá ir aproveitava a viagem... Cumprimentos, Carlos Jorge
14-02-2010 17:15 |
|
 |
|
Ricardo Fernandes
Amigo do Barbatana
|
55/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
Em relação à identificação da planta pelas folhas e vendo melhor, parece antes Spirodela polyrrhiza. A ciclagem só três dias para mim é manifestamente pouco, mesmo colocando bactérias para acelerar o processo. Sinceramente acho que é preferível esperar pelo menos até ao fim de semana e aí colocares as duas corys. Na aquariofilia temos que ter alguma paciência. 
|
|
14-02-2010 19:15 |
|
 |
|
Carlos Jorge
Amigo do Barbatana
|
56/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
Não me pareceu que fosse essa planta, por baixo não é verde como estas que tenho se bem que as raizes são iguais. A dimensão também não me pareceu igual, as minhas têm quase 4cm de diâmetro e essas têm 1cm +-, pelo menos foi o que vi...
Só perguntei porque podia aproveitar a viagem, mas já estava na minha ideia ir sexta ou sábado tratar disso.
Agora estou aqui a tentar perceber o termostato, meti-o a 26 graus ontem e a 34 hoje e mesmo assim a temperatura não passou dos 22, sei que ele tem uma função para calibrar a temperatura e tentei agora usa-la, o manual não explica como deve ser mas penso que percebi... Vamos a ver se me entendo com aquilo...
14-02-2010 19:54 |
|
 |
|
Maxado
Amigo do Barbatana
Registado: 12 Fev 2010 Mensagens: 161 Idade: 27 Localização: V. N. da Barquinha Nome: Ricardo Machado
|
57/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
Viva Carlos. Tas em muito bom caminho. Eu também me quero iniciar num biótopo Malawi, com cerca de 120cm. Ja passei pelos peixes de agua fria e de agua quente. Na próxima semana se der, vou ver se um amigo meu me leva a conhecer um amigo dele de Tomar que tem aquários com fartura e que também tem pra vender. Será que é o cable-man?? Depois podemos trocar ai umas impressões, já que somos "quase vizinhos". Força nisso.
_________________ My peace of Malawi
|
|
14-02-2010 21:08 |
|
 |
|
Carlos Jorge
Amigo do Barbatana
|
58/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
Deverá ser o cable-man sim.
Visto sermos mesmo vizinhos vai ser fácil combinar algum café ou assim, ando à algum tempo para ir com a miúda beber um café aí ao jardim ao fim do dia, é combinarmos... e este frio se ir embora...
Vou-te mandar uma PM.
14-02-2010 21:19 |
|
 |
|
cable-man
Amigo do Barbatana
Registado: 12 Nov 2006 Mensagens: 1950 Idade: 33 Localização: Tomar - Portugal Nome: Adalberto Pereira
|
59/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
2 pontos: 1 - Gostava de ver pormenores do plantio das anubias. Parecem-me enterradas, e como tinha dito, o tronco verde nao pode ficar enterrado, de preferencia nem sequer pousado, na akadama senao apodrece.
2 - Ja viste a luz do aquecedor desligada? 75W, para 90 litros de agua, sem tampa... Nao deves conseguir, com esse aquecedor, aumentar a temperatura em mais de 3 ou 4 graos em relaçao a temperatura da sala...
_________________ Fica bem, Adalberto M. Pereira... o M é de man, cable-man
Loja Online
|
|
15-02-2010 04:58 |
|
 |
|
Carlos Jorge
Amigo do Barbatana
|
60/73 Re: Apresentação e inicio na aquariofilia (começa com azar)
Logo posso meter fotos das anúbias, mas descansa que as raízes estão uns 2mm desenterradas e os troncos não estão assentes na akadama. Nisso fiz o que disseste  . As plantas estão é todas com uma camadinha de "pó" nas folhas por ter metido a água, não sei se agora quando meter peixes aquilo vai saindo com a movimentação extra mas espero que sim. A luz do aquecedor, aquilo tem-me estado a dar ânsias... Meti-o para 26 graus ontem e hoje o termómetro continuava nos 23 que tinha medido ontem ao inicio da noite. Hoje para confirmar que o termo estava a funcionar "bem" meti-o a 23 graus e a luz apagou, quando o rodei para os 26 novamente voltou a acender. Ou seja, ele funciona e está bem calibrado, não tem é capacidade para me aquecer assim o aquário. Vou tentar "parir" uma tampa hoje ou amanha para ver se ele em mais 1 dia ou 2 sobe para os 26, senão, tenho mesmo de comprar algo de 125 ou 150w, isto se não forem muito compridos, é que estou limitado a uns 31 ou 32cm para o termostato e um Eheim Jager de 150w já me sai do aquário... Cumprimentos, Carlos Jorge
15-02-2010 09:21 |
|
 |
|