| Autor |
Mensagem |
|
Cristina_
Amigo do Barbatana
Registado: 21 Fev 2010 Mensagens: 11 Idade: 26 Localização: Lisboa Nome: Cristina Simões
|
1/40 Bichos estranhos...SOS
Olá amigos,
antes de mais quero-vos dar os meus parabéns pelo forum que é espectacular! Já ha muito tempo que vos visito mas só hoje me registei.
O meu problema começou hoje, quando reparei que no meu aqua de 200L ( onde mantenho há mais de um ano um trio de caeruleus e um casal de saulosi) junto ao areao estão uma especie de aracnideos....muuuuuuuuuuito pequenos... tipo ácaros castanhos, com uma lupa consigo ver uma especie de patas ou antenas...e os mais pequenos sao brancos....!!!!!! Outra coisa que reparei foi numas linhas brancas a andar pelo aqua.. mas um amigo meu disse-me que eram infusórios para nao me preocupar...agora quanto ais outros..é que nao faz a minima ideia...
Vocês podem ajudar-me?? Têm alguma ideia do que possa ser?
Faço TPA de 30% de10 em 10 dias, os peixes estao optimos, sao uns golutoes e reproduzem-se...por isso nao me aprece que haja alguma coisa mal...
|
|
21-02-2010 22:36 |
|
 |
|
soaresv
Moderador
Registado: 21 Dez 2006 Mensagens: 5947 Idade: 35 Localização: Fanhões Nome: Vitor Soares
|
2/40 Re: Bichos estranhos...SOS
Olá Cristina, Antes de mais, bem vinda!! Também não faço a mínima ideia do que possa ser essa "bicheza"... Vou mudar o tópico para o Fórum das Doenças, onde se enquadra melhor, e pode haver mais gente a ajudar - muitos dos membros que não têm Malawis não acedem a esta à área...
_________________ Cumprimentos,
Vítor Soares Pescaria em Portalegre 2010 - 19 Junho - Presenças
|
|
22-02-2010 11:38 |
|
 |
|
Samuel Lopes
Amigo do Barbatana
Registado: 11 Out 2007 Mensagens: 2585 Idade: 37 Localização: Barreiro/Lisboa Nome: Samuel Lopes
|
3/40 Re: Bichos estranhos...SOS
Não tens uma UV no aqua? Poderia ajudar a eliminar organismos em suspensão dos quais provvelmente esses parasitas se alimentam. A Tpa que fazes é com água envelhecida, ou é directa da torneira? Por vezes um pouco de cloro... até ajuda (na minha modesta opinião)
_________________ Abraço

Samuel Lopes
|
|
22-02-2010 12:07 |
|
 |
|
Miguel Monteiro
Moderador
Registado: 24 Mar 2009 Mensagens: 1306 Idade: 38 Localização: Sintra Nome: Miguel Monteiro
|
4/40 Re: Bichos estranhos...SOS
Olá Cristina,
Bem vinda ao fórum.
As "linhas brancas" que falas parecem-me planárias. Estas reproduzem-se bastante e podem tornar-se uma verdadeira praga.
Nas TPA'S que fazes costumas aspirar o areão? Pergunto isto porque é onde costumam refugiar-se. Se as vês à superficie é porque o areão deve estar lotado.
Como disse o Samuel, a utlização de uv ou mesmo água da torneira (com o cloro), é uma boa solução, mas também podes usar uma "equipa de limpeza" para o fundo do aquário.
_________________ abraço Miguel Monteiro
|
|
22-02-2010 15:21 |
|
 |
|
Cristina_
Amigo do Barbatana
Registado: 21 Fev 2010 Mensagens: 11 Idade: 26 Localização: Lisboa Nome: Cristina Simões
|
5/40 Re: Bichos estranhos...SOS
Olá  Obrigada pelas respostas. Pois eu costumo aspirar o areão sim, e quando mudo a água troco pela da torneira tratada com anticloro. Nao sao planárias,sao linhas...autênticas que se contorcem todas...( ierrrk..) mas o que me preocupa sao os bichos pretos tipo ácaros...vistos de perto parece que têm antenas mas sao microscopicos... Estou a fazer um tratamento , o gastropex, os infusorios parace que ja nao sao tantos...os outros nao dá para perceber porque entretanto limpei manuamente as zonas mais afectadas... já pesquisei por todo o lado...nao encontro o que possa ser :/
|
|
22-02-2010 17:38 |
|
 |
|
Cristina_
Amigo do Barbatana
|
6/40 Re: Bichos estranhos...SOS
Miguel que equipa de limpeza para o fundo recomendas para aqua de mbunas?
|
|
22-02-2010 17:48 |
|
 |
|
soaresv
Moderador
Registado: 21 Dez 2006 Mensagens: 5947 Idade: 35 Localização: Fanhões Nome: Vitor Soares
|
7/40 Re: Bichos estranhos...SOS
Para além dos saulosi e dos caeruleus, tens mais algum sere vivo dentro do aquário (sem contar com essa bicharada estranha que queres erradicar)? Cristina_ Escreveu: Miguel que equipa de limpeza para o fundo recomendas para aqua de mbunas? Para essa bicharada, uma espécie pequena de Synodontis poderia ser uma boa ideia... Se o aquário fosse um bocadinho maior, aposto que um casalito de uma espécie sand dweller do Malawi também seria uma boa aposta - o que os meus Placidochromis gisseli não davam para ter um "petisco" desses no aquário... 
|
|
22-02-2010 17:51 |
|
 |
|
Cristina_
Amigo do Barbatana
|
8/40 Re: Bichos estranhos...SOS
Só tenho mesmo o trio de caeruleus e o casal de saulosi
|
|
22-02-2010 22:03 |
|
 |
|
Miguel Monteiro
Moderador
Registado: 24 Mar 2009 Mensagens: 1306 Idade: 38 Localização: Sintra Nome: Miguel Monteiro
|
9/40 Re: Bichos estranhos...SOS
Cristina_ Escreveu: Miguel que equipa de limpeza para o fundo recomendas para aqua de mbunas? Bem, os mbunas não são bem o meu forte. Quanto à equipa de limpeza queria-me referir aos usualmente chamados "limpa fundos" porque limpam o areão dos restos de comida e tudo mais o que por ali houver. Para aquários com malawis, os synodontis ou os ancistrus são uma boa solução e há quem utilize peixes de outros biotopos, como as bótias ou as corydoras, porque também são bons limpadores de fundos e aguentam-se bem aos parâmetros da àgua, apesar de não ser a mais indicada. Penso que também existem mbunas "limpadores de fundos", mas terá de ser alguém com mais conhecimentos de malawis a te informar 
_________________ abraço Miguel Monteiro
|
|
22-02-2010 23:53 |
|
 |
|
ricardo/madureira
Moderador
Registado: 16 Abr 2007 Mensagens: 5014 Idade: 34 Localização: moita/Porto Nome: Ricardo Madureira
|
10/40 Re: Bichos estranhos...SOS
Cristina_ Escreveu: Miguel que equipa de limpeza para o fundo recomendas para aqua de mbunas? tuberculatas
_________________ Ricardo Madureira
|
|
23-02-2010 00:19 |
|
 |
|
luisfraposeiro
Amigo do Barbatana
Registado: 11 Out 2007 Mensagens: 415 Idade: 37 Localização: Pinhal Novo Nome: Luís Filipe Raposeiro
|
11/40 Re: Bichos estranhos...SOS
onde é que isso se arranja?
_________________ atenciosamente,
Luís Filipe.
antes de perguntar pesquise, se a duvida persistir pergunte...
|
|
23-02-2010 00:21 |
|
 |
|
ricardo/madureira
Moderador
Registado: 16 Abr 2007 Mensagens: 5014 Idade: 34 Localização: moita/Porto Nome: Ricardo Madureira
|
12/40 Re: Bichos estranhos...SOS
luisfraposeiro Escreveu: onde é que isso se arranja? normalmente nós aquários do pessoal e dentro dos filtros 
_________________ Ricardo Madureira
|
|
23-02-2010 00:22 |
|
 |
|
luisfraposeiro
Amigo do Barbatana
Registado: 11 Out 2007 Mensagens: 415 Idade: 37 Localização: Pinhal Novo Nome: Luís Filipe Raposeiro
|
13/40 Re: Bichos estranhos...SOS
tenho de procurar dentro do filtro....  , ou então destro do aquário de alguém
_________________ atenciosamente,
Luís Filipe.
antes de perguntar pesquise, se a duvida persistir pergunte...
|
|
23-02-2010 00:25 |
|
 |
|
soaresv
Moderador
|
14/40 Re: Bichos estranhos...SOS
luisfraposeiro Escreveu: tenho de procurar dentro do filtro....  , ou então destro do aquário de alguém São uma autêntica praga, Luís... Já cheguei a ver a areia quase coberta dessa bicharada... Depois de aplicar Fluvermal pela primeira vez, nunca mais os vi... 
|
|
23-02-2010 09:19 |
|
 |
|
Orlando
Amigo do Barbatana
Registado: 28 Nov 2006 Mensagens: 570 Localização: Fafe
|
15/40 Re: Bichos estranhos...SOS
Eu tenho dois botia palhaço, os gajos limpam tudo  .
_________________ Cumprimentos
Orlando Pereira
|
|
23-02-2010 09:21 |
|
 |
|