32/51 Re: Biotopo de rio africano
Olá a todos,
Depois de uma ausência longa, ocorreram várias alterações no aquario.
Nuno,
Agradeço a tua sugestão, mas já tive vários anos SAE's e acho que o problema deles é que acabam por deixar de comer as algas quando têm algo melhor (comida dos outros peixes).
Entretanto, após ter experimentado vários tratamentos químicos contras as algas (agua oxigenada e Protalon), decidi retirar as anubias que estavam completamente atacadas e alguns troncos que estavam a mais. Em alteranativa coloquei plantas de crescimento moderado do género Echinodorus.
Ou seja! A ideia de biotopo africano deixou de exitir e está desvirtuada para uma mistura com amazónico.

Entretanto vou fazer substituir o substrato (akadama) por Dupla ground. Acho que a akadama libert demasiadas partículas de argila, talvez por ser a akadama normal e não a especial, e essa partículas em suspensão acabam por ajudar as algas filamentosas.
Por outro lado, como este aqua não tem um tapete de plantas rasteiras devia ter aspirado com maior regularidade o fundo, o que levou a que exista muita materia orgânica sob a forma de minusculas partículas em suspensão(fezes, restos de plantas, a propria argila) e metida no areão nos primeiros centimetros.
Bom! Relativamente aos Nanochromis parilus, já ocorreram duas posturas mas os alevins acabaram por ser comidos, especialmente pelos Anomalochromis thomasi (eles são uns batedores natos!).
Preciso urgentemente de reduzir a fauna no aquario para permitir algum sucesso das criações.
Relativamente aos A. thomasi ainda não se formou nenhum casal mas existem claramente dois machos que disputam metade do aquario. Desconfio que um dos mais pequenos deve ser uma fêmea.
Entretanto vou aproveitar que estou desempregado

para fazer as mudanças no aquario.
Cumprimentos,
José