Data/Hora: 30-07-2010 10:02

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico
 Página 3 de 4 • [ 51 mensagens ] • Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Biotopo de rio africano

Autor Mensagem
Gestor do Portal

Registado: 05 Nov 2006
Nome: Nuno Sénica
Mensagem 31/51   Re: Biotopo de rio africano
José, para algas filamentosas o melhor é arranjares um SAE, acabam com elas num instante

18-06-2008 09:23 Perfil WWW
Amigo do Barbatana

Registado: 22 Maio 2007
Mensagem 32/51   Re: Biotopo de rio africano
Olá a todos,

Depois de uma ausência longa, ocorreram várias alterações no aquario.

Nuno,
Agradeço a tua sugestão, mas já tive vários anos SAE's e acho que o problema deles é que acabam por deixar de comer as algas quando têm algo melhor (comida dos outros peixes).

Entretanto, após ter experimentado vários tratamentos químicos contras as algas (agua oxigenada e Protalon), decidi retirar as anubias que estavam completamente atacadas e alguns troncos que estavam a mais. Em alteranativa coloquei plantas de crescimento moderado do género Echinodorus.
Ou seja! A ideia de biotopo africano deixou de exitir e está desvirtuada para uma mistura com amazónico.

Imagem

Entretanto vou fazer substituir o substrato (akadama) por Dupla ground. Acho que a akadama libert demasiadas partículas de argila, talvez por ser a akadama normal e não a especial, e essa partículas em suspensão acabam por ajudar as algas filamentosas.

Por outro lado, como este aqua não tem um tapete de plantas rasteiras devia ter aspirado com maior regularidade o fundo, o que levou a que exista muita materia orgânica sob a forma de minusculas partículas em suspensão(fezes, restos de plantas, a propria argila) e metida no areão nos primeiros centimetros.

Bom! Relativamente aos Nanochromis parilus, já ocorreram duas posturas mas os alevins acabaram por ser comidos, especialmente pelos Anomalochromis thomasi (eles são uns batedores natos!).
Preciso urgentemente de reduzir a fauna no aquario para permitir algum sucesso das criações.

Relativamente aos A. thomasi ainda não se formou nenhum casal mas existem claramente dois machos que disputam metade do aquario. Desconfio que um dos mais pequenos deve ser uma fêmea.

Entretanto vou aproveitar que estou desempregado :cry: para fazer as mudanças no aquario.

Cumprimentos,
José

14-08-2008 13:45 Perfil WWW
Administrador

Registado: 07 Nov 2006
Nome: Jacinto Salgueiro
Mensagem 33/51   Re: Biotopo de rio africano
Olá José.

Desejo-te boa sorte na procura de novo emprego.

É pena não teres continuado a apostar nas plantas africanas. Um tratamento de água oxigenada nas anubias e replantadas à sombra elas iam ficar boas. Podias tentar outras opções de plantas africanas tais como Aponogetom, Crinum e Nimphaea.

Não te esqueças da ficha dos parillus.

14-08-2008 15:53 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 34/51   Re: Biotopo de rio africano
Obrigado Jacinto,

Realmente, como diz a minha esposa, desisto facilmente! Mas as tuas sugestões de plantas são boas. Como vou alterar o substrato e o arranjo dos troncos, acho que vou fazer um esboço com essas plantas, depois ponho aqui para opinares!!

Não mes esqueci da ficha, mas gostava de concluir uma ninhada para ter fotos interessantes que colocar na ficha. Pode ser que com a diminuição da fauna as coisas corram melhor. Para começar vou tirar 2 thomasi.

Cumps,
José

14-08-2008 20:57 Perfil WWW
Amigo do Barbatana

Registado: 28 Fev 2008
Nome: Pedro Santos
Mensagem 35/51   Re: Biotopo de rio africano
Jose...
o aquario tem tido layouts muita bonitos...
mas em tom meio de brincadeira.. meio a sério....

Muda para Malawi ...
ainda para mais moras aqui pertinho.... fazes-me uma visita e enches ja o aquario ....

18-08-2008 15:02 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 05 Fev 2008
Nome: Luis Almeida
Mensagem 36/51   Re: Biotopo de rio africano
Pedro Miguel Santos Escreveu:
.... fazes-me uma visita e enches ja o aquario ....

Assim é difícil de resistir, José!!! :lol: :lol:

VENDO criações próprias de:
- Tropheops chilumba Orange
- Labeotropheus trewavasae Tumbie West
(peixes com cerca de 1cm)

18-08-2008 15:13 Perfil YIM
Administrador

Registado: 01 Nov 2006
Nome: Nelson Oliveira
Mensagem 37/51   Re: Biotopo de rio africano
Um aquário de qualidade e que prima pelo bom gosto e diferença e vocês a quererem que seja só mais um aquário de Mbunas...
O que vale é que o José não nisso ;)

21-08-2008 10:25 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 05 Fev 2008
Nome: Luis Almeida
Mensagem 38/51   Re: Biotopo de rio africano
Nelson Oliveira Escreveu:
Um aquário de qualidade e que prima pelo bom gosto e diferença e vocês a quererem que seja só mais um aquário de Mbunas...

Ficámos a saber a tua opinião sobre Mbunas, e quem os mantém... :evil: :twisted: :evil: :twisted: :mrgreen: :lol:

VENDO criações próprias de:
- Tropheops chilumba Orange
- Labeotropheus trewavasae Tumbie West
(peixes com cerca de 1cm)

21-08-2008 12:14 Perfil YIM
Administrador

Registado: 01 Nov 2006
Nome: Nelson Oliveira
Mensagem 39/51   Re: Biotopo de rio africano
A questão é essa mesmo...
Aquários de Mbunas são todos iguais...quem gosta...gosta...e isso não se põe em causa...mas são todos iguais...e quanto a isso...

21-08-2008 13:42 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 40/51   Re: Biotopo de rio africano
Obrigado ao Pedro pela oferta dele mas de momento mudar para um Malawi está fora de questão.

Primeiro porque gosto muito de plantas com fartura num aquario, algo que é dificil manter num malawi. Se pudesse ter um segundo aquario, garanto-te que seria um Malawi!

Confesso que devido ao trabalho de luta contra as algas já cheguei a ponderar a mudar para um biotopo do Malawi, mas nunca o fiz porque entendo que o tamanho do aquario não é o adequado para esse biotopo, se tivesse um área de 150cm*50cm talvez!

Agradeço ao Nelson em todo o apoio na defesa da minha causa!

Bom agora mudando de assunto!

Hoje decidi mudar o aquario em termos de flora. As aguas ainda estão muito turvas e portanto ainda não é possível colocar fotos.
Depois de todas as tentativas químicas para combate do "alguedo" decidi apostar nas Echinodorus com toda a força, como são de crescimento rápido vai deixar de existir local de fixação das algas, só é pena que o conceito de exclusividade de plantas africanas tenha ido por "agua abaixo". Ainda procurei para aí em 10 lojas, desde Aveiro ao Porto, pelas Aponogenton mas sem sucesso.

Relativamente aos Nanochromis parilus, recentemente voltou-se a formar um casal e felizmente não me pareceram afectados com as mudanças, pois ainda fui alvo de uma mordidela do macho quando me aproximei da toca :shock: !

Entretanto vou ter que retirar a outra fêmea N. parilus e também dois A. thomasi para ver se realmente os outros dois são um casal ! Se alguém tiver interessado é só passar por aqui!

última vez editado por Jose Ferraz em 23-08-2008 23:02, editado 1 vez no total

23-08-2008 23:01 Perfil WWW
Amigo do Barbatana

Mensagem 41/51   Re: Biotopo de rio africano
Entretanto o casal de parilus continua a arranjar a toca. Brevemente devem ter alevins a passear pelo aquario. Também vou começar a retirar alguns habitantes do aquario, para ver se existe algum sucesso com as futuras crias!

Aqui fica um video do casal nas suas tarefas da casa! Até as raizes da anúbia já eu vi ajeitarem para os lados!

s7.photobucket.com Vídeo de : s7.photobucket.com

27-08-2008 15:27 Perfil WWW
Administrador

Mensagem 42/51   Re: Biotopo de rio africano
Então José! Novidades?

16-11-2008 10:06 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 43/51   Re: Biotopo de rio africano
Olá Jacinto!
Depois de um longo tempo desaparecido sito-me na obrigação de dar noticias, especialmente a ti pois sempre acompanhaste com entusiasmo este projecto!

Primeiro que tudo, o aquario foi sofrendo vários ataques de algas filamentosas e finalmente levou um ataque fatal de cyanobacterias, o que levou a que tivesse que tomar medidas radicais!

Para já o aquario foi desmontado totalmente e foi tudo alvo de uma desinfecção profunda para eliminar as bacterias cianofitas!
Decidi colocar um novo susbstrato (Dupla Ground) que não se degrada como aconteceu com a akadama vulgar, e que levou a um aumento das partículas em suspensão e consequantemente as algas e as cianofitas.

Uma foto da nova montagem:

Imagem

Entretanto os N. parilus efectuaram duas posturas mas sem sucesso! Uma delas foi completamente devorada pelos A. thomasi a outra não chegaram a eclodir (possivelmente foram devorados pelos pais). Espero ter mais sucesso na nova montagem.

Para já o aqua está a estabilizar! Espero que as coisas corram melhor que no passado!

Cumprimentos a todos!
José

24-11-2008 22:09 Perfil WWW
Administrador

Mensagem 44/51   Re: Biotopo de rio africano
Ok. Obrigado.

Boa sorte.

Como já deves ter visto estou de partida para uma montagem deste tipo. Agradeço os teus comentários.

24-11-2008 22:26 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 16 Mar 2008
Nome: Diogo Julião
Mensagem 45/51   Re: Biotopo de rio africano
Boa sorte com essa nova tentativa!

Assim à 1ª vista o layout parece muito porreiro, mas depois de levar com as plantas deve ficar simplesmente fantástico!

ps: obrigado pela ajuda que estás dar na minha tentativa de montar um aqua deste biótopo!

25-11-2008 21:48 Perfil WWW
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico   Página 3 de 4 • [ 51 mensagens ] • Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído

Ir para: