22/26 Re: Canon EOS 450D sim ou não?
Concordo com os últimos posts quase em absoluto...e a explicação do Diogo está muito boa e a decisão que diz ter tomado acerca da escolha da 1000D é sem dúvida a mais sensata...só não concordo com "tirar fotos com um ISO 3200 é um absurdo e não serve para nada!"...mas já lá vou...
Por isso eu disse logo no inicio...antes de comprar o equipamento há que saber para o que se pretende...
Sou cada vez mais apologista de corpos fiáveis...mas sem entrar em loucura...
E por corpos fiáveis entenda-se praticamente qualquer corpo das principais marcas...
Tecnicamente não vou pronunciar muito sobre as Canon pois não conheço mas posso dar um exemplo que aconteceu comigo...
Com a pica de comprar uma DSLR mandei-me à Nikon D40...e fiquei hipersatisfeito...durante 4 meses...pois quando chegou a altura de comprar a primeira lente extra...tive que optar entre uma lente que custasse 100€ em segunda mão ou uma que custasse 600€ e só encontrasse nova...
Optei pela de 100€ que é uma excelente lente mas mal a conseguia usar...o que me levou a vender a D40...perder dinheiro...e gastar mais dinheiro desta vez numa D80...que já tem uns 2 ou 3 anos...e não tenho qualquer perspectiva de mudar...
E isto porquê? Porque na altura desvalorizei o facto da D40 não ter motor AF...pensava que nunca iria precisar porque as lentes que vinham no kit tinham AF...bem me arrependi...
São estas coisas que temos que avaliar...de preferência antes de comprar...
O caso da Canon 1000D é sintomático...
É uma máquina que em termos de qualidade não fica a dever nada às suas irmãs mais velhas...
No entanto pode ter uma ou outra característica a menos que pode não fazer diferença nenhuma ou fazer toda a diferença...
Eu diria que para uma utilização descomprometida...e tendo em conta o preço...é fantástica...
Se passados 4 meses é para trocar como eu fiz? Já depende do que se pretende...
E pegando só na frase do Diogo que eu compreendo perfeitamente mas não concordo a respeito do ISO...
É verdade que só em situações muito pontuais é usado...mas acreditem...sabe muito bem ter uma máquina nas mãos que, mais do ter esses valores de ISO disponíveis, consiga lidar bem com eles...
Eu tive uma Kodak Bridge que tinha ISO3200...mas a partir dos 800 já não se aproveitava nada...
Já a minha Nikon tem também até 3200...mas mesmo nos picos...os resultados se aproveitam...
E quando andamos num fim de tarde a querer fotografar uma rua com sombra ou num dia nublado...faz a diferença entre tirar uma foto aceitável...ou não tirar sequer foto nenhuma...
A maneira como as máquinas lidam com o ISO costuma ser um factor que diferencia as de gama mais baixa das outras...
E mais uma vez a questão que se coloca é a mesma...compensa gastar mais 100€ ou 200€ para ter um melhor aproveitamento do ISO que pode fazer jeito numa ou noutra situação?
Se calhar na esmagadora maioria dos casos...não...não compensa...noutros pode compensar...
Ah...e não se esqueçam que ISO's altos não só para fotografar à noite, erro que o pessoal normalmente comete daí achar que não servem para grande coisa...
Fotografar eventos desportivos por exemplo...pode fazer toda diferença ter uma máquina que lide bem com ISO800 ou ISO1600...
Eu insisto na ideia de que é preciso pensar ao certo no que se quer...em tipo de utilização vamos dar ao equipamento...ponderarmos se vamos ou não sentir falta desta ou daquela feature...e com base nisso...decidir...
E ainda volto a falar no mercado em segunda mão (não...não tenho nenhuma para vender

)...
Conseguem-se excelentes negócios na maior parte dos casos...
A minha D80 por exemplo...foi comprada em segunda mão...com garantia de 21 meses (tinha 3 de uso)...com tudo na caixa...tal como se tivesse ido comprar à loja...cabos e afins ainda vinham nos sacos e tudo...
Comprei por menos 200€ do valor da loja e ainda negociei a oferta do grip também original da Nikon...ou seja, por menos 200€ trouxe o que trazia da loja e mais o grip que custa ainda hoje cerca de 250€...
Uma poupança na casa dos 450€ que serviu para investir noutro material...
Já com as lentes foi a mesma coisa...as duas lentes extra que comprei foram em segunda mão...
Um gajo tinha as duas para venda...a mim interessava-me uma apenas...mensagem para aqui...mensagem para ali...consegui trazer a que queria por um bom preço e considerei a outra de oferta...
Todo o material, até à data, está a funcionar em perfeitas condições...
O mercado da fotografia é pródigo em bons negócios em segunda mão pois amalta está constantemente a mudar de material, ou a vender material que já não usa, ou que, como eu, se arrependeu de comprar (perdi uns 250€ com a D40)...
Espero ter ajudado ou pelo menos ter baralhado um pouco mais as coisas...