Data/Hora: 30-07-2010 09:58

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico
 Página 1 de 2 • [ 27 mensagens ] • 1, 2  Próximo

Desparasitações - O que fazem?

Autor Mensagem
Amigo do Barbatana

Registado: 01 Nov 2006
Nome: Carlos Valentim
Mensagem 1/27   Desparasitações - O que fazem?
Gostaria de saber o que fazem quando notam os vossos peixes com um comportamento estranho, ou então ou que costumam fazer só por precaução. Neste momento tenho o aquário normal mas tive uma altura em que precisei de saber e era bom essa informação existir aqui.

Fica aqui uma das hipoteses que me deram:

Tratar o aquario com fluvermal:

- Aplicar 1 comprimido por 50 litros
- dissolver num pouco de água do aquario
- ter é atenção ao oxigénio
- pode criar um surto de bacterias e por isso vir a ter falta de oxigenio
- repetir o tratamento de fluvermal passados 8 dias
- Entre os dois tratamentos pode realizar uma tpa
- Não utilizar carvão

Outra hipotese que me deram foi o tratamento com FMC:

O FMC é uma combinação de:

-formol;
-Azul de Metileno;
-verde malaquite;

Funciona para infecções baterianas.

Esta solução deve ser admministrada à razão de 1 à 1,2 ml/100 l., ou 20 à 25 gotas/100 l. Não é necessário mudanças e água.

É necessária precaução ao usar este medicamento pois é tóxico. convêm guardar num local arejado e não usar um ano depois de aberto.

Ps: Para que não esteja aqui a dizer alguma incorrecção peço a quem me ajudou que valide esta informação pois já foi falado a algum tempo.

ps:A aplicação do flagyl é semelhante à do Fluvermal mas é para parasitas internos certo?

última vez editado por Carlos Valentim em 30-05-2007 20:21, editado 2 vezes no total

09-11-2006 15:58 Perfil WWW
Administrador

Registado: 07 Nov 2006
Nome: Jacinto Salgueiro
Mensagem 2/27   
Olá

Uma ou outra achega.

O tratamento com fluvermal deve ser repetido passado 8 dias devido ao facto do medicamento não matar os ovos e esse ser o período que levam a eclodir.
O tratamento com flubendazol (fluvermal) para parasitas externos pode ser substituido por praziquantel.
No entanto o fluvermal é de espectro mais alargado e também ataca parasitas internos daí a sua grande vantagem.
O fluvermal pode ser adquirido nas farmácias e é relativamente barato enquanto o praziquantel, que é um medicamento para desparasitar animais (cães etc) vende-se naquelas lojas de medicamentos de veternária com o nome de TenilVet ou Droncit e o preço é puxadote. O praziquantel é mais perigoso na possibilidade de gerar falta de oxigénio e atenção que mata os caracóis.
O sal também combate muitas vezes com eficácia os parasitas externos e tem a vantagem de não se usar medicamento - até uma percentagem de 0,2%. este tema é no entanto controverso.
Esta informação resulta da minha experiência e dos ensinamentos do meu amigo Hugo Santos.

Jacinto

09-11-2006 17:52 Perfil
Administrador

Mensagem 3/27   
Continuando

Se tiverem peixes doentes não se ponham a medicar ao acaso a ver se acertam o tratamento. Façam o diagnóstico corretamente e só depois medicam com o tratamento certo.
Se não têm experiência aconselhem-se com alguém que perceba do assunto.

Jacinto

09-11-2006 17:58 Perfil
Administrador

Mensagem 4/27   
Eu, por norma, não desparasito os meus peixes. Só actuo em caso de necessidade ou de desconfiar que algo de errado se passa. No entanto não deixo de ter cá em casa sempre uma carteirinha de Baktopur Direct, uma de Flagyl e uma de Fluvermal. Também adquiri um filtro UV pois para grandes males grandes remédios.

Jacinto

09-11-2006 18:01 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 01 Nov 2006
Nome: Carlos Valentim
Mensagem 5/27   
Jacinto podes me dizer a tua opinião até agora sobre o filtro UV, há quem goste quem não goste...

Quanto ao sal como o aplicas?

09-11-2006 18:04 Perfil WWW
Amigo do Barbatana

Registado: 02 Nov 2006
Mensagem 6/27   
Em relação ao sal é também util noutro aspecto... As células dos peixes têm sal e como tal, os peixes se estiverem numa agua sem qualquer sal, são obrigados a "regular" as suas células através de um processo despoltado pelo seu organismo. Esse processo consiste na libertação do sal das células para o exterior, a àgua, processo esse que lhes custa energia. Se por outro lado a àgua estiver mais salgada que as suas células a coisa processa-se de forma inversa, no entanto a energia gasta é muito menor. Por outras palavras o sal entra mais fácilmento do que sai. Assim sendo, se tivermos peixes debilitados, convém que eles não sejam obrigados ao processo mais dispendioso, convém que disponham do máximo de energia possivel para combater as doenças - assim sendo convém ter a àgua salgada quanto baste. Não me recordo qual é a concentração de sal indicada.

Tenho pena de não conseguir explicar isto de forma científica, mas não tenho conhecimentos para tal. Li isto num livro do Konnings (Malawi back-to-nature).

Fiquem bem

09-11-2006 18:20 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 06 Nov 2006
Mensagem 7/27   
O tratamento de FMC pode-se dar mais meia dose em casos extremos, mas deve-se fazer uma tpa antes da meia dose extra. Em relação ao nao usar apos um ano de abertura não tenho informação quanto a isso

09-11-2006 21:27 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 8/27   "bichos e bichinhos"
Boas.
Eu sou mais discus mas....parasitas são parasitas.

Parasitas externos:

- Neste caso, nos discus, os medicamentos quanto a mim mais efectivos são:
1)Praziquantel 250 mg/100 Lt dias 1, 8, 15. - muito seguro, não danifica pessoas, peixes ou filtros.
Com alguma persistencia consegue-se, na farmácia PURO a 10% do preço.

2)Formol - 2 ml/100 Lt 3 dias consecutivos.
Deve ser repetido aos dias 8,9 e 10
INDISPENSÁVEl BOA OXIGENAÇÃO
(muito cuidado no seu manuseamento)

3) Permanganato de Potássio - 200mg/100 Lt
detalhes aqui: http://edis.ifas.ufl.edu/FA027

Parasitas internos:

- "tipo" Hexamita/Spironocleus (acho que se escreve assim)
Os peixes ficam "manhosos" a comer, normalmente "definham" e apresentam a barriga assim:)(.
Numa fase avançada deixam de comer e evacuam fezes transparentes.
- Metrodinazole (Flagyl) - 2 comp/100 lt 2 X dia durante 4 dias.

As lesões provocadas no trato intestinal podem provocar nos peixes, mesmo após controle da causa, pouco/nenhum apetite por mais 6/12 dias.

- "tipo" lombriga/Tenia.

Neste caso a infestação normalmente manifesta-se por o peixe mesmo sem comer ou, entre refeições, apresentar o "bandulho" assim:( ).
Este tipo de bicharocos são sensiveis ao praziquantel, diluido na comida, ou, caso o peixe não coma, na àgua.

Caso seja essa a razão vão ficar surpreendidos pelo tamanho das ténias que 24h depois da 1ª dose começam a ser evacuadas (semelhantes a "preservativos usados" algumas com bons 5/6 cm de comprimento/4mm de largura).
E vão sair muitas :? .
Voilá ;)

09-11-2006 21:54 Perfil
Administrador

Mensagem 9/27   Re: "bichos e bichinhos"
joao machado Escreveu:
Boas.
Eu sou mais discus mas....parasitas são parasitas.

E quem tem discus tem de estar bem informado sobre isso.

Atenção que tanto o Formol como o Pergamanto de Potássio matam a colónia de bactérias e por isso não deve ser aplicado no aquário principal. Só se os peixes já morreram todos e se queira desinfectar o aquário.
E quando o João diz "muito cuidado com o manuseamento" não se refere a poder apenas matar os peixes pois aquilo é perigoso mesmo para o homem. Por estes motivos nunca usei esses medicamentos. Também ouvi dizer que a venda de formol era proíbida em Portugal.

Jacinto

10-11-2006 20:54 Perfil
Administrador

Mensagem 10/27   
Carlos Valentim Escreveu:
Jacinto podes me dizer a tua opinião até agora sobre o filtro UV, há quem goste quem não goste...

Quanto ao sal como o aplicas?

Quem tem Mbunas sabe que aquelas épocas em que se coçam são ciclidas.
Eu antigamente fazia tratamentos para os parasitas externos quando via os peixes a coçarem-se (os já falados praziquantel ou flubendazol). Acontece que passados 2 ou 3 meses a coceira voltava e aquilo nunca mais parava. Provavelmente o parasita tornou-se resistente ao medicamento.
Como tive um ataque de "água verde" e já me andava a passar sem saber como resolver o problema, em último caso tive de apostar num filtro uv. Em 3 dias a água ficou cristalina.
Depois quando voltei a ver os peixes a coçarem aproveitei para aplicar o uv. O problema ficou resolvido em pouco tempo lingando durante o período diurno (estava ligado ao temporizador da iluminação) durante 8 dias. Não o tenho ligado no aqua pois não me parece conveniente manter os peixes num ambiente esterilizado. Há pouco tempo voltei a ver os peixes a coçarem-se mais e um ou outro com uma nadadeira parada e lá veio de novo o uv. Não usei medicamento. Ligo-o à saída de um filtro externo 2213.

Quanto ao sal: já matei dois discus num banho mas também já usei o sal para curar uns escalares tendo 1º debilitei o parasita com o sal (sinceramente a dose já não me lembro pois foi o Hugo Santos que ma deu e já me esqueci) e depois ataqueio-o com o fluvermal.
Quando vir o Hugo no msn hei-de voltar a perguntar-lhe a dose que ele recomenda.

Jacinto

10-11-2006 21:02 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 09 Nov 2006
Mensagem 11/27   resposta
dactilogirus
praticamente impossiveis de erradicar a principal dor de cabeça para quem tem discus respiração ofegante operculo fechado barbatana peitoral fechada coçadeira parece que tem chatos :oops: arranques pelo aqua parecem balas isto no caso dos adultos os alevins morrem em pouco tempo se não for aplicado formol ou azul de metileno

10-11-2006 21:16 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 12/27   "bactérias"
Boas.
Nem o formol nem o permanganato de potássio, nessas dosagens, matam as bactérias do filtro ;) .
Podem ficar "zonzas" mas não as mata :lol: .
O Formol pode ser adquirido até na farmácia o p. p. "idem aspas".
NUNCA MISTURAR OS 2 pois.....BUM!...explodem :evil:

Quanto a parasitas.
Zé Carlos pequenas oscilações de ph (0,1 para baixo ou 0,2 para cima) provocam nos discus os mesmos sintomas de "bichos": nervoso e operculo fechado.

UV: No meu peixanário os casais (sistema de 6X 90 Lt + sump 250Lt) há um hand-made UV de 36 watt ligado 24h/dia.
Problema com bichos reduzido a 1% ;) .

As bactérias fazem falta, no filtro. Apesar de tudo formam-se no aqua as suficientes para despoletar anti-corpos nos peixes.
Já tá!
JPM

10-11-2006 21:43 Perfil
Administrador

Mensagem 13/27   
Retirado de:

Universidade da Flórida
Institute of food and agricultural sciences
1999

"Potassium permanganate is also reasonably safe to use in recirculating systems and has minimal impact on biofilters when used at 2 mg/L."

"Some fish, including certain Lake Malawi cichlids, are sensitive to potassium permanganate and lower concentrations (1 mg/L) may be saf"

Se se excederem na dosagem já sabem o que vos espera. Ou melhor, o que espera os peixes.

Jacinto

10-11-2006 21:57 Perfil
Administrador

Mensagem 14/27   
Agora sobre o Formol do mesmo instituto

"Concerns for safety of personal

1) Formaldehyde is a know carcinogen. It should only be handled by personal wearing protective clothing such as gloves.

2) Formaldehyde is a noxious gas. Formalin must be kept in a sealed container in a well-ventilated area. Exposure to fumes will result in irritation eyes and respiratory surfaces.

3) Some people develop a sensitivity to formalin over a period of time which involves repeated handling of the chemical. These individual should avoid handling the chemical.

Agora façam como entenderem.

Quanto às bactérias tens razão, não vi contra-indicação.

Jacinto

10-11-2006 22:13 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 09 Nov 2006
Mensagem 15/27   resposta
boas
tudo bem João
bota lá umas fotos dos wayne prá malta ver ;)
no meu caso tenho ph na casa dos 6,5 6,8 faço pequenas mudas todos os dias para aspirar a porcaria levam com agua direta del cano que sai aqui na amadora a cerca de 7,5 ás vezes 7,8 e nem estremecem quanto á uv acabei com isso não contesto nem apoio desde então parte dos problemas foram-se
no entanto sigo a tua maxima
"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic) ;)

10-11-2006 23:16 Perfil
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico   Página 1 de 2 • [ 27 mensagens ] • 1, 2  Próximo

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído

Ir para: