Data/Hora: 30-07-2010 10:03

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico
 Página 1 de 4 • [ 56 mensagens ] • 1, 2, 3, 4  Próximo

Duvidas sobre kribensis

Autor Mensagem
Amigo do Barbatana

Registado: 10 Jul 2007
Mensagem 1/56   Duvidas sobre kribensis
Boas,
Tenho um casal de kribensis sozinhos num aquario (estao nele ha 2 dias).
No entanto tenho umas duvidas sobre se este comportamento é normal:
-Comprei um casal, mas tanto um como o outro ficam parados nos extremos opostos do aquario.
-Os peixes estao palidos, mal se nota a cor
-O macho fica na obliqua encostado ao vidro de tras grande parte do tempo, enquanto a femea fica na posicao normal (horizontal).
-Os peixes mal se veem, estao sempre escondidos
-A femea que é substancialmente maior que o macho, de vez em quando vai atras dele e tenta morder-lhe a barbatana.

Acham que este comportamento é normal ou nao?
Os parametros da agua estao normais.
Tenho um certo receio que o macho morra, apesar de ambos se alimentarem.
Estou um bocado decepcionado com o facto de nao se ver os peixes no aqua pois passam a vida escondidos atras das decorações.

cumps

03-08-2007 20:28 Perfil
Gestor do Portal

Registado: 05 Nov 2006
Nome: Nuno Sénica
Mensagem 2/56   
Olá Alves...

Esse comportamento pode ser normal dado que estão à apenas 2 dias.

Mas interessa saber algumas coisas.

Como está a tua água, o que são parâmetros normais? E a água onde estavam era muito diferente ?
O que é "substancialmente maior que o macho" ? Este factor pode influenciar o comportamento do macho.
Tens esconderijos no aquário ?
Que outros peixes mantens nesse aquário ?
Qual o tamanho do aquário ?

Se eles vão comendo não te preocupes, mas é preciso saber estas coisas antes de te poder dizer alguma coisa.

Nuno

última vez editado por Nuno Sénica em 03-08-2007 21:03, editado 1 vez no total

03-08-2007 21:03 Perfil WWW
Administrador

Registado: 07 Nov 2006
Nome: Jacinto Salgueiro
Mensagem 3/56   
Olá Alves.

Sinceramente esse comportamento não me parece normal.

Eles estão a comer mas não cospem a comida por vezes? Já reaparaste nas fezes?
Têm a respiração ofegante? Abrem os dois operculos? Não ficam com uma das barbatanas fechadas?
Dizes que os parametro estão normais. Que testes fizeste?

03-08-2007 21:11 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 4/56   
Vou tentar responder as vossas questoes:

A agua onde estavam nao sei ... visto que comprei numa loja de animais.
Eis os parametros da minha:
NO3 0
NO2 0
GH 4-7
KH 3
PH 7
Este fim de semana vou tentar meter aqui umas fotos, mas a femea é bastante mais "larga" e é ligeiramente mais comprida (calculo que o macho seja um juvenil e a femea ja adulta).
Os peixes estao sozinhos, o aqua tem 60x30x40 com 54 litros reais.
Tem um coco, e algumas plantas para eles se esconderem.
Eles comem bem(cerca de 3 granulos cada) ,a comida que dou é uma da jbl (grana cichlids) que me foi aconselhada.
Ainda nao os vi cuspir a comida, eles comem-na dum so golpe.
Quanto à respiração, eu nunca tive peixes antes e é um bocado complicado saber se é normal ou nao , mas parece-me normal.
Os operculos sao as guelras? se sao , entao abrem.
As barbatanas perto das guelrar é que estao em constante movimento, nunca param.

cumps

03-08-2007 21:50 Perfil
Gestor do Portal

Registado: 05 Nov 2006
Nome: Nuno Sénica
Mensagem 5/56   
Aguenta mais uns 2 ou 3 dias...

E se poderes coloca fotos do layout....

Dá noticias depois !

Nuno

03-08-2007 22:13 Perfil WWW
Administrador

Registado: 07 Nov 2006
Nome: Jacinto Salgueiro
Mensagem 6/56   
Olá

Pelo que contas parece que está tudo bem.

Tem atenção ao oxigénio. Nesta altura do ano, com o aumento da temperatura, pode ser um problema. Coloca a saída do filtro mais perto da superficie.

03-08-2007 22:38 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 09 Fev 2007
Nome: Tiago Jesus
Mensagem 7/56   
Nuno Sénica Escreveu:
Aguenta mais uns 2 ou 3 dias...

E se poderes coloca fotos do layout....

Dá noticias depois !

Nuno

Olá!

Nem mais os peixes chegaram à dois dias. Agora é importante ver se comem mesmo ou se a comida sai pelos opérculos (abertura das "guelras") ou se a comida é "cuspida". Tem atenção a esses pormenores. Vai dando notícias sobre os comportamentos e se possível umas fotos, melhor ainda.

Não queria deixar de dar a minha opinião sobre o tamanho do aquário. Enquanto juvenis não há nenhum problema em mantê-los em 60 cm, mas já vi estes meninos em acção num aquário de 90 cm e tem períodos que a fêmea não tem onde se por, o macho dá-lhe cada canseira. Não sei até que ponto se mantem um casal adulto de kribensis num aquário de 60 cm. :?

Cumprimentos e boa sorte com a aclimatação dos bichos.

03-08-2007 22:45 Perfil WWW
Amigo do Barbatana

Registado: 06 Nov 2006
Mensagem 8/56   
Boas
Obrigatoriamente nos Kribensis os machos têm de ser maiores (bem maiores), que as fêmeas, pois se é normal os machos perseguirem as fêmeas que não os aceitam, também é verdade que uma fêmea com crias pode matar um macho com o dobro do seu tamanho, (isso não quer dizer que seja um comportamento normal, mas acontece em algumas situações, e algumas delas provocadas por nós, como é o caso de se retirar os filhos antes de tempo...alguma fêmeas culpam os machos por eles não conseguirem defender o território e ou os matam (em aquas pequenos é mais que certo), ou escorraçam-os…

Um abraço, até breve

03-08-2007 23:23 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 9/56   
Aqui vao as fotos

(macho é o da direita)
Imagem

(imagem geral do aqua)
Imagem

(femea)
Imagem

Bom , hoje de manha meti o macho numa maternidade , e dei-lhe comida.
Ainda nao comeu , continua na obliqua, e a femea faz rondas à maternidade (depois de varias cabeçadas na maternidade la desistiu e deixou o macho em paz e sossego).

Enfim nao prevejo muito bom desfecho pra isto...

cumps e obrigado pelas ajudas

04-08-2007 11:14 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 11 Nov 2006
Nome: João Magalhães
Mensagem 10/56   
Tens vários "problemas" no aquário:
1º o tamanho do aquário (aquários pequenos aumentam os problemas)
2º tens poucos esconderijos para os peixes...as plantas artificiais não servem para nada...coloca umas pedras e umas plantas naturais para formares mais locais onde se possam esconder!
3º a bomba de ar só stressa o peixes...não faz mais nada.
4º a filtragem é adequada? por vezes a pouca qualidade da água faz com que os peixes tenham comportamentos estranhos.

abraço

APC #45
http://joalmag.blogspot.com/

04-08-2007 12:09 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 11/56   
E a fêmea? Será uma fêmea? Na foto parece-me pouco "redonda". Pouco feminina. Pode ter sido só impressão minha ao ver essa foto. Gostava que mais membros dessem opinião. Alves se conseguires uma foto da tua fêmea mais de lado seria óptimo.

Cumprimentos

04-08-2007 12:15 Perfil WWW
Amigo do Barbatana

Mensagem 12/56   
Eu sei que um aqua grande é sempre melhor que um pequeno, mas a disponibilidade financeira nao era grande nem o espaço para colocar um aquario de maiores dimensoes (e subsequentes manutencoes).
Vou tentar arranjar mais uns esconderijos,as plantas verdadeiras para ja ficam de parte pois é necessario calha especifica(a minha é muito fraca), fertelizantes , co2 e muita manutençao para ficar alguma coisa de jeito.Alem disso ja li num livro sobre aquariofilia que comprei que os peixes nao distinguem decorações verdadeiras das falsas(fio de nylon de uma planta verdadeira p.e).
Tinha a bomba de ar para evitar que se formasse aquela pelicula gordurosa, mas vou desligar para ver se melhora o bem estar dos peixes.
O filtro tem 2 litros de ceramicas filtrantes, uma esponja e um tipo de lã para filtrar as impurezas que andam pelo aqua e uma bomba de circulação de 400 litros/hora.
Os parametros da agua estao no 1º post, e segundo a opiniao dos membros parece estar adequada.

Eu digo que é uma femea porque a ponta da barbatana dorsal é mais arredondada que o do macho, e nao tem o ocelo na barbatana da cauda. (alem disso foi me vendido como um casal, mas podem-se ter enganado).
Mais tarde tentarei por aqui novas fotos.

cumps

última vez editado por Alves em 04-08-2007 12:47, editado 1 vez no total

04-08-2007 12:44 Perfil
Administrador

Registado: 01 Nov 2006
Nome: Nelson Oliveira
Mensagem 13/56   Re: Duvidas sobre kribensis
Para mim resume-se tudo a isto:
Alves Escreveu:
Tenho um casal de kribensis sozinhos num aquario (estao nele ha 2 dias).

Deixa passar uma semanita e depois então logo podes ver se está de facto algo errado...
Se puderes colocar mais fotos dos animais para tentarmos sexar os bichos ajudava ;)

04-08-2007 12:55 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 14/56   
Alves Escreveu:
Os parametros da agua estao no 1º post, e segundo a opiniao dos membros parece estar adequada.

Eu digo que é uma femea porque a ponta da barbatana dorsal é mais arredondada que o do macho, e nao tem o ocelo na barbatana da cauda. (alem disso foi me vendido como um casal, mas podem-se ter enganado).
Mais tarde tentarei por aqui novas fotos.

cumps

Boas,

O pH na minha opinião poderia estar um bocado mais alto... 7.5 seria bom. Mas 7, também o é. Agora em princípio não é o pH estar e 7 que chateia os peixes, desde que não tenham vindo de pHs de 8 ou mais ou menos de 6, isso sim faria com que eles tivessem comportamentos estranhos. Enfim, refiro-me a mudanças de ph bruscas, coisa que não tens forma de saber pois não sabes o pH da água da loja.
Quanto a dúvida que levantei acerca da femininidade da tua fêmea é exactamente por isso não vejo a barriga vermelhita nem as barbatanas redondas, nem os ocelos no macho. Quando tirares novas fotos logo vejo, mas se dizes que um tem as barbatanas redondas e o outro não, em princípio é mesmo um macho e uma fêmea, não só pelas barbatanas redondas ou pontiagudas mas por toda a informação que tens vindo a dar. Por enquanto vou deixar aqui umas fotos dum casal adulto com as dimensões aproximadas:

Macho - 9 cm
Imagem

Fêmea - 5 cm
Imagem

Em 90 cm já tiveram desovas e tudo, mas os tetras comem os alevins sem dificuldade. Agora em 60 cm... isso vai ser muito complicado. Não estou a ver este macho de 9 cm viver pacificamente com a fêmea de 5 cm em 60 cm.

Cumprimentos

última vez editado por Tiago Jesus em 04-08-2007 13:27, editado 1 vez no total

04-08-2007 13:19 Perfil WWW
Amigo do Barbatana

Mensagem 15/56   
Tens uns kribensis muito lindos!
Pois, eu ate ja tinha pedido informações sobre que peixes colocar (o Nelson Oliveira e outros membros aconselharam apistogramas) mas quando fui a loja , disseram me que os kribensis ficavam bem no aquario, e que tinham comportamento interessante , etc, e acabei por cair no conto do vigario.

Se fosse hoje ja nao os tinha comprado, mas enfim...aprende-se com os erros.

cumps

04-08-2007 13:28 Perfil
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico   Página 1 de 4 • [ 56 mensagens ] • 1, 2, 3, 4  Próximo

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído

Ir para: