Data/Hora: 30-07-2010 09:51

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico
 Página 1 de 2 • [ 17 mensagens ] • 1, 2  Próximo

Fishroom - uma ideia diferente...

Autor Mensagem
Amigo do Barbatana

Registado: 21 Jan 2008
Mensagem 1/17   Fishroom - uma ideia diferente...
Olá,

Na sequência do meu tópico do novo projecto de Fishroom e porque a minha mulher (sendo arquitecta) teve uma ideia maluca, aqui fica para debate:

A ideia passa por fechar uma das paredes do anexo que tenho e fazer um aquário, conforme podem ver nas imagens seguintes:

Imagem

Imagem

Imagem

Agora surgem as questões - não querendo ser accionista da EDP, que espécies poderia pensar em colocar num tanque como este?

Abraço,
Diogo

30-12-2009 02:12 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 08 Jul 2008
Mensagem 2/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
boas, o projecto parece bem porreiro.

Essa parede apanha sol? se apanhar sol directo podes ter um grave problema com algas, se não apanhar sol directamente é exelente porque pouca iluminação ias precisar nesse aquario.

boa sorte com o projecto. :buba

eu no meu caso tenho o aqua a separar a sala da cozinha e adoro ver os dois lados do aquario.

30-12-2009 08:59 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 08 Nov 2006
Nome: Luis Sousa
Mensagem 3/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
Pois é Diogo, é uma ideia brilhante ;) , não fosse a exposição à luz que isso vai ter. E no verão e inverno; não vai aquecer ou arrefecer demasiado mesmo com aquecimento?
Sempre podes pôr um toldo por fora para criar uma sona de sombra constante ou ums resguardos laterais em tijolo de vidro por forma a criar uma ante camara.

Abraço

30-12-2009 09:38 Perfil WWW
Amigo do Barbatana

Mensagem 4/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
Olá,

Obrigado aos 2 pela participação.
De facto não apanha sol directo, isto porque tem arvores a tapar. Agora a questão que se coloca é que não pretendo colocar aquecimento - no inverno seria uma loucura de dispendio de energia...

Abraço,
Diogo

30-12-2009 10:33 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 08 Set 2009
Nome: Ricardo Fernandes
Mensagem 5/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
Diogo Lopes Escreveu:
Olá,

Obrigado aos 2 pela participação.
De facto não apanha sol directo, isto porque tem arvores a tapar. Agora a questão que se coloca é que não pretendo colocar aquecimento - no inverno seria uma loucura de dispendio de energia...

Abraço,
Diogo

A meu ver, esse vidro exposto directamente às temperaturas do exterior, tanto no Inverno como de Verão, vai provocar grandes alterações na temperatura da água do aquário.
Acho que aí só se aguentava chanchitos e alguns geophagus ou gymnogeophagus, ou então peixes de água fria! :mrgreen:
Sinceramente acho que o problema aí vai ser mesmo a oscilação da temperatura e não as algas.

30-12-2009 11:51 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 04 Nov 2009
Nome: Tiago Pereira
Mensagem 6/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
De inverno poderias forrar o vidro com 1 esferovite grosso..... mas de resto a ideia parece-me boa!

30-12-2009 12:11 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 23 Dez 2006
Nome: Carlos Marreiros
Mensagem 7/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
Diogo a ideia é de facto muito boa do ponto de vista estético, mas para além do problema que penso irias ter com a temperatura como já disseram, repara que isso vai ser sempre um ponto de risco, pois acaba por ser um vidro exposto a qualquer "azar"!

Por exemplo, crianças a brincar atiram uma pedrinha, um berlinde ou um brinquedo qualquer e ai ai ai ai o meu aquáriozinho!!! Um simples dia de vento que carregue um pau ou uma coisa qualquer também pode fazer o mesmo.

Nestes dias de vento, na oficina do Pai de um amigo meu houve uma porcaria de um pau com 30/40 cm que consegui furar um vidro armado (daqueles com arame no interior) numa janela ai com 1.5mt por 1.0m, foi logo o azar que me lembrei se isso fosse a voar ai para a tua fishroom.... Bad mojo :tauuu :tauuu :tauuu

Agora levantar integralmente essa parede ai, penso que será benéfico do ponto de vista da gestão energética, mas também pela parede adicional que ficas para mais aquários.

Carlos Marreiros . . . .

30-12-2009 12:16 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 10 Jun 2009
Nome: Tiago Navarro
Mensagem 8/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
Diogo,

Quais são ao dimensões do anexo? As prateleiras que colocas no esquema são essenciais ao anexo? Pergunto por não me parecer estarem nas fotos.

A minha mente, como a de todos mais, começa a divagar pelas possibilidades. Não sei qual a tua disponíbilidade financeira e possibilidades de compromisso, mas uma vez que já tiveste um fishroom montado, o desmontaste e agora ponderas montar outro, talvez algo aparentado com o recente projecto do Gil fosse de ponderar?

Quanto a esse aquário, podes sempre tentar recriar um biótopo ibérico, se estiveres para aí virado, ou podes sempre tentar seleccionar Tropheus que se aguentem no nosso clima. Agora fora de brincadeira, não sei se toda essa massa de água a ser arrefecida pelo exterior não baixará significativamente a temperatura do anexo, mas, por outro lado, também não sei o quão isolado está de momento.

cumprimentos,
Tiago

30-12-2009 21:33 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 01 Jan 2009
Nome: João Pedro Serra
Mensagem 9/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
Olá Diogo! grande projecto que aqui tens, penso que esteticamente seria fenomenal!

Agora em relação a fragilidade do vidro.. Já foste ao Flúviario em Mora? eles têm aquário com enormes massas de água, feitos em acrílico.. mas eu não tinha a noção da grossura dos mesmo! fui lá ontem e achei 5*. estou-te a dizer isto porque eles têm "chapas" de acrílico com 10cm de expessura!! aquilo até deve ser a prova de bala! hehe agora assério, eu não estou dentro dos preços.. mas podias ver isso, é de certeza mais resistente do que qualquer vidro e sem perda de luz práticamente nenhuma!

Cumprimentos

30-12-2009 22:32 Perfil
Amigo do Barbatana

Mensagem 10/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
Olá,

Obrigado mais uma vez por todo o Vosso feedback e sugestões. A ideia é de facto fazer algo diferente, mas isto só é possível depois de ter um bom orçamento. Forrar a parede é fácil e o tijolo burro é apenas uma cobertura que o simula.

A questão da segurança, é evidente que me preocupa, mas é algo que não me tira o sono. Facilmente se protege o vidro que obviamente será laminado. A questão dos gakhos resolve-se com uma rede fina e quase imperceptível que se pode colocar por cima.

O acrilico foi algo que pensei mas o seu preço é alto. Tenho a hipótese de fazer este aquário por um preço "simpático"...

Vou pedir orçamentos para a construção, que vai incluir todo o páteo.

As prateleiras já lá estão efectivamente e fazem muita falta (afotografia que coloquei é antiga). Isto porque o anexo é uma arrecadação que não pode deixar de o ser...

Entre ontem (altura em que esta ideia surgiu) e hoje ponderei sobre o que poderia colocar como fauna. Como é evidente a primeira ideia que me veio à cabeça foram os Geophagus. No entanto também já vi nas fichas que requerem temperaturas na ordem dos 24/28ºC, o que inviabiliza a coisa. Os Gymnogeophagus meridionalis são uma boa opção - penso que manter a temperatura na ordem dos 15ºC é fácio e não muito dispendioso.

Será que existem mais algumas espécies "interessantes" que possa colocar?

Abraço,
Diogo

30-12-2009 23:08 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 08 Set 2009
Nome: Ricardo Fernandes
Mensagem 11/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
Se queres levar mesmo essa ideia para a frente, penso que há alguns peixes que iam resistir às temperaturas mais baixas, como o Australoheros facetus (chanchito) que aguentam o nosso inverno em lagos, os Gymnogeophagus meridionalis e provavelmente os Herichthys cyanoguttatus (texas), também aguentavam nesse aquário.
É capaz de haver mais alguns Gymnogeophagus que aguentem, principalmente os originários do sul do Brasil e do Uruguai ou Paraguai.

30-12-2009 23:33 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 10 Jun 2009
Nome: Tiago Navarro
Mensagem 12/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
Um peixe da nossa fauna que acho genuinamente interesante é Salaria fluviatilis.

31-12-2009 08:42 Perfil
Administrador

Registado: 07 Nov 2006
Nome: Jacinto Salgueiro
Mensagem 13/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
Diogo Lopes Escreveu:

Agora surgem as questões - não querendo ser accionista da EDP, que espécies poderia pensar em colocar num tanque como este?

Eu punha Gymnogeophagus.

Abraço

01-01-2010 10:32 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 26 Out 2008
Nome: luis salvado
Mensagem 14/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
ola
primeiro que tudo bom ano
penso que ai com um painel de energia solar resolvias o problema da energia
visto que o consumo disso nao deve ser muito elevado
quanto as espeçies nem sei o que te diga

a tua ideia ta muito boa

abraço

01-01-2010 11:24 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 28 Nov 2006
Mensagem 15/17   Re: Fishroom - uma ideia diferente...
Diogo,
Relativamente a espécies não te posso ajudar.

Mas que isso me parece um projecto um projecto à maneira, não tenho duvidas nenhumas :thumb

Ua vez que tens o acordo da Senhora (por vezes o mais dificil), vai em frente :buba vê todas as opções porque isso vai de certeza ficar um mundo :palmas :palmas :palmas ...

Orlando Pereira

02-01-2010 20:11 Perfil
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico   Página 1 de 2 • [ 17 mensagens ] • 1, 2  Próximo

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído

Ir para: