[DIY] Ideia para um Filtro
| Autor |
Mensagem |
|
Valter Cardoso
Amigo do Barbatana
Registado: 19 Nov 2007 Mensagens: 323 Idade: 33 Localização: Ramada - LISBOA Nome: Valter Cardoso
|
1/37 [DIY] Ideia para um Filtro
Esta ideia seria para um aquário de 2mt e usando uma bomba de 5.000Lt's hora (Eheim pump compact+ 5000)  Eu já andava com esta ideia fisgada, mas o Verdeval Neto pensou algo parecido e pensei em elaborar melhor a minha ideia. A ideia deste filtro, é ter uma grande capacidade de filtragem mecânica e biológica, colocando duas ou três saídas de água do aquário com tubo bem largo para criar muita pressão para filtrar melhor a sujidade e depois com força para voltar a sair com uma bomba de boa capacidade. Outra questão seria ter fácil acesso para limpeza e sem muito trabalho, por isso todas as torneiras e tampas para o efeito. O tubo seria em PVC e, se fosse barato, de cor transparente e com uma largura de 125mm ou 160mm. Mais uma ideia, e para já, não mais que isso...
_________________ Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY) Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal
"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!" Por falar nisso, procuro fêmea Makonde grandinha.
|
|
18-02-2010 00:35 |
|
 |
|
André Henriques
Amigo do Barbatana
Registado: 18 Nov 2009 Mensagens: 700 Idade: 20 Localização: Madeira - Funchal - Lido Nome: João André Henriques Fernandes
|
2/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
Boas Valter, Tal como já te tinha dito a ideia agrada-me ainda que não passe de uma ideia, vejo-a como solução para alimentar umas maternidades malucas que ando a pensar fazer e fica em forma de sump  A nível de preço não sei a quanto ficará mas julgo não ser por aí.. A minha grande dúvida é mesmo a sua limpeza...
_________________ Abraço, André Henriques
4º Aniversário do Fórum - Ilha da Madeira
|
|
18-02-2010 00:41 |
|
 |
|
Valter Cardoso
Amigo do Barbatana
Registado: 19 Nov 2007 Mensagens: 323 Idade: 33 Localização: Ramada - LISBOA Nome: Valter Cardoso
|
3/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
André Henriques Escreveu: A nível de preço não sei a quanto ficará mas julgo não ser por aí.. A minha grande dúvida é mesmo a sua limpeza... Olá André, junta-te às ideias malucas... Quem já transportou 160 peixes de avião, isto deve ser fácil  Preços, a bomba custa 100€, os tubos em cinza e as tampas não devem ser caros, e com as torneiras deve-se gastar mais 50€. Mas isso ainda não investiguei. Em relação à limpeza, penso que com as tampas em cima facilmente tens acesso ao interior, porque pelo que deu para perceber as tampas são quase do mesmo diâmetro do tubo e nem que tenhas que colocar tudo em sacos de rede, inclusive a lã filtrante. A torneira em baixo servirá para vazar o lixo e fica junto à barreira onde deve acumular muito lixo. Grande abraço, VC
_________________ Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY) Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal
"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!" Por falar nisso, procuro fêmea Makonde grandinha.
|
|
18-02-2010 00:50 |
|
 |
|
André Henriques
Amigo do Barbatana
Registado: 18 Nov 2009 Mensagens: 700 Idade: 20 Localização: Madeira - Funchal - Lido Nome: João André Henriques Fernandes
|
4/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
Valter Cardoso Escreveu: Quem já transportou 160 peixes de avião, isto deve ser fácil  Visto dessa forma isto é pera doce  [ Os teus fryeris estão um mimo, um deles já está azulado ] Agora percebo as torneiras em baixo, tens toda a razão, tendo aquele efeito de barreira os detritos que possam passar ficam naquela área acumulados e depois é só abrir. Começo a gostar mesmo desta ideia, amanhã já vou falar com o Mário e com o Eduardo. Pois nós queríamos fazer uma espécie de fishroom mas só para crias, espécie de zona de crescimento para depois passar para os nossos aquários grandes. E estavamos a pensar em 3 caixas de plástico bem grandes transparente forradas á maneira e com um ambiente mesmo á Malawi  envolvidas num móvel de madeira ficando a superfície das caixas à face da madeira, ou seja, apenas visível de uma perspectiva - de cima para baixo. Por de baixo do móvel estava a pensar fazer uma sump mas essa ideia cai que nem gingas 
|
|
18-02-2010 01:05 |
|
 |
|
Valter Cardoso
Amigo do Barbatana
|
5/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
Pelas contas no site http://aquariofilia.do.sapo.pt/, e com as medidas do filtro com 100cm de comprimento e 12,5cm de raio/altura, dá 50Lt's de volume de filtagem ou 75 x 16 = 60Lt's, contra os 31L's do FX5, pelo valor mínimo a rondar os 200€, e este com um débito de anunciado 3500 l/h, contra os 5000l/h da bomba, e com a diferença de o filtro ficar logo abaixo do aquário para aproveitar toda a capacidade da bomba. A questão será, os tubos e as tampas aguentaram toda a pressão?
última vez editado por Valter Cardoso em 18-02-2010 01:19, editado 1 vez no total
|
|
18-02-2010 01:13 |
|
 |
|
André Henriques
Amigo do Barbatana
|
6/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
Valter Cardoso Escreveu: A questão será, os tubos e as tampas aguentaram toda a pressão? Pois ..  a empreitada tem de ser mesmo boa  mas julgo que se for bem feito e com bom material sim.. Deixa-me investigar e debater isso amanhã com um amigo meu que percebe da coisa  e logo te digo.. Mas lá que é uma tentação é... 
|
|
18-02-2010 01:18 |
|
 |
|
André Henriques
Amigo do Barbatana
|
7/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
Sabes que mais ... ideia maluca por maluca ponderava aí um sistema eléctrico bem bacano.. Com uma válvula eléctrica de retenção e um tubo de pvc extra fazia uma lavagem de filtro manual mas directamente para o esgoto. Fazia com que o aquecimento fosse feito dentro da instalação e colocava visores de pressão. E por acaso o meu cunhado ser técnico de caldeiras, instalações de piscinas etc etc dá jeito tanto a nível de material como a nível de empreitada 
|
|
18-02-2010 01:26 |
|
 |
|
Valter Cardoso
Amigo do Barbatana
|
8/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
André Henriques Escreveu: ... uma lavagem de filtro manual mas directamente para o esgoto... ...Fazia com que o aquecimento fosse feito dentro da instalação e colocava visores de pressão... A primeira torneira em baixo pode ter uma ligação para o esgoto, quando quiseres fazer TPA's, podes tirar a lã filtrante, desligar a bomba e vazar. A questão do aquecimento também é possível, ficaria junto à cerâmica, assim as bactérias ficavam quentinhas... Isso do visor de pressão também é uma ideia. Pede dicas ao teu cunhado, pode ser que consiga ajudar-nos  .
|
|
18-02-2010 01:41 |
|
 |
|
Sérgio Tavares
Moderador
Registado: 25 Out 2008 Mensagens: 3310 Idade: 33 Localização: Catujal - Loures Nome: Sérgio Tavares
|
9/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
As duas entradas para o filtro irão levar dois tubos dentro do aquario mais ou menos até meia agua, entendi bem?
_________________ Abraço,
Sérgio Tavares
|
|
18-02-2010 09:48 |
|
 |
|
Valter Cardoso
Amigo do Barbatana
|
10/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
Sérgio Tavares Escreveu: As duas entradas para o filtro irão levar dois tubos dentro do aquario mais ou menos até meia agua, entendi bem? Sérgio, é um pouco como na foto, não muito alto (tipo 10cm, a 5m do areão) para que possa ser escondido com uma rocha e a 10/15 cm do fundo do vidro. Pensei assim porque só num canto apanha pouca porcaria, e assim mais desviado penso que poderia apanhar mais lixo.
|
|
18-02-2010 10:14 |
|
 |
|
Sérgio Tavares
Moderador
Registado: 25 Out 2008 Mensagens: 3310 Idade: 33 Localização: Catujal - Loures Nome: Sérgio Tavares
|
11/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
Valter Cardoso Escreveu: Sérgio Tavares Escreveu: As duas entradas para o filtro irão levar dois tubos dentro do aquario mais ou menos até meia agua, entendi bem? Sérgio, é um pouco como na foto, não muito alto (tipo 10cm, a 5m do areão) para que possa ser escondido com uma rocha e a 10/15 cm do fundo do vidro. Pensei assim porque só num canto apanha pouca porcaria, e assim mais desviado penso que poderia apanhar mais lixo. Assim, vai apanhar porcaria ... mas também muita areia ... vais ter o tubo entupido num instante ... vais ter mesmo que colocar os tubos a meia agua ... 
_________________ Abraço,
Sérgio Tavares
|
|
18-02-2010 10:34 |
|
 |
|
Fsousa71
Amigo do Barbatana
Registado: 28 Set 2009 Mensagens: 278 Idade: 38 Localização: Oeiras / São Domingos Rana Nome: Filipe Sousa
|
12/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
Boas Valter,
Só não percebo qual a diferença entre usar o tubo PVC na horizontal ou um Bidon....
_________________ Abraços aquarófilos, Filipe Sousa
http://fjlb3800.googlepages.com/home http://www.megagaleria.com/view_album.a ... m_ID=18211
|
|
18-02-2010 10:54 |
|
 |
|
Valter Cardoso
Amigo do Barbatana
|
13/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
Sérgio, o tubo de aspiração do meu Fluval 405 está junto ao areão, tipo a 10cm e não entra muita areia, mas o caudal é muito inferior, mas isso depois posso adaptar. Filipe, eu gosto de complicar as coisas, para quê um bidon, isso já existe  . Não é isso, eu gostava de ter as duas zonas separadas, para poder limpar facilmente a lã sem sujar a cerâmica. Outra questão é ter a bomba submersa e não muito abaixo do aquário.
|
|
18-02-2010 11:14 |
|
 |
|
Miguel Monteiro
Moderador
Registado: 24 Mar 2009 Mensagens: 1306 Idade: 38 Localização: Sintra Nome: Miguel Monteiro
|
14/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
A ideia é boa, mas acho um pouco arriscado em termos de fugas de água nas ligações dos tubos e não me parece assim tão fácil a limpeza das materiais filtrantes.
_________________ abraço Miguel Monteiro
|
|
18-02-2010 14:53 |
|
 |
|
Valter Cardoso
Amigo do Barbatana
|
15/37 Re: [DIY] Ideia para um Filtro
Miguel, estive agora a telefonar para uma empresa de tubagens em PVC, e então é assim, num tubo de 16 cm de raio, a tampa também tem esse tamanho, por isso penso que consigo ter fácil acesso ao interior. A grande questão são os preços dos materiais, nomeadamente: - "T de visita" - 14€ cada (tampas do topo); - "Tampão de visita" - 7,55€ (tampas laterais); - Tubo - 8€, mínimo de 6 metros, ficaria em 48€ (pena não venderem só um metro) Um pouco carote...  A Classe de pressão é PN4 kgf/cm2 (0,4 MPa), tenho pesquisar melhor o que quer dizer.
|
|
18-02-2010 16:24 |
|
 |
|