Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
| Autor |
Mensagem |
|
JoaoRibeiro
Amigo do Barbatana
Registado: 15 Set 2009 Mensagens: 252 Idade: 31 Localização: Ermesinde Nome: João Ribeiro
|
1/78 Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
Bom dia a todos. Tenho estado a ler os tópicos e as espécies do Tanganyika e ando a colar neste biotopo. Gostaria de ter apenas uma ou duas espécies mas não sei se o meu aquário o permite. Pergunta parva: Existem "Nanos Tanganyika?" O meu aquário tem 80*30*40. Neste momento tenho areia de sílica e troncos mas já percebi que os troncos não são muito bem vindos por isso poderia retirar. Tenho algumas pedras mas acesso a uma fonte bem grande de xistos à porta de casa. Poderei usar xistos? Que espécie(s) poderia ter? O ideal seria poder ter dois casais diferentes mas nem sei se um é viável. Seria possível criar num dos lados uma área de conchas para uns shell dwellers e outra de mais rochas para uns rock dwellers? Gostei dos smillies e dos Lamprologus ocellatus "Gold" como shell dwellers. Podem por favor ajudar-me?  João Ribeiro
15-09-2009 10:50 |
|
 |
|
Tiago Rocha
Moderador
Registado: 16 Mar 2009 Mensagens: 2507 Idade: 18 Localização: Lisboa Nome: Tiago Rocha
|
2/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
Ola. com essas medidas penso que poderás ter um casalinho de julis e uma pequena colonia de simillis ou um casal de outra coisa qualquer. Esse aquario é um pouco curto. Se arranja-ses um maior poderias ter mais especies. Em relaçao aos xistos, sim nao á problema 
_________________ Adicionem o Grupo do Ciclideos.com no Mensseger: group347151@groupsim.com
|
|
15-09-2009 10:59 |
|
 |
|
JoaoRibeiro
Amigo do Barbatana
Registado: 15 Set 2009 Mensagens: 252 Idade: 31 Localização: Ermesinde Nome: João Ribeiro
|
3/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
Olá e antes de mais muito obrigado pela resposta.
Eu também gostaria de ter um aquário maior mas neste momento acabei de mudar de casa e as despesas são algumas por isso vou juntando dinheiro e mais lá para a frente então compro algo maior. Gostaria de algo nas linhas de 120*40*50 mas lá está é uma questão de vamos indo com calma.
Já agora para além dos xistos podes por favor dizer-me que pedras costumam ser utilizadas? Vi na maioria dos aquários umas pedras arredondadas que têm (na minha opinião) muito melhor aspecto.
Um casal e uma pequena colónia? Altamente, duas espécies. Vou tentar aprofundar mais nas fichas de peixes as que sugeres.
Mais uma vez muito obrigado João Ribeiro
15-09-2009 11:02 |
|
 |
|
soaresv
Moderador
Registado: 21 Dez 2006 Mensagens: 5947 Idade: 35 Localização: Fanhões Nome: Vitor Soares
|
4/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
Olá João, Vais encontrar muito e bons "guias" por aqui... JoaoRibeiro Escreveu: Pergunta parva: Existem "Nanos Tanganyika?". Existem... No Tanganyica existem algumas espécies de conchículas que se adaptam perfeitamente a aquários com 40 a 50 litros... JoaoRibeiro Escreveu: O meu aquário tem 80*30*40. Neste momento tenho areia de sílica e troncos mas já percebi que os troncos não são muito bem vindos por isso poderia retirar. Tenho algumas pedras mas acesso a uma fonte bem grande de xistos à porta de casa. Poderei usar xistos? Podes. Têm um efeito estético muito bonito nos aquários Tanganyica. Deves apenas ter algum cuidado para não deixar as arestas cortantes em posição de poderem magoar os peixes... JoaoRibeiro Escreveu: Que espécie(s) poderia ter? O ideal seria poder ter dois casais diferentes mas nem sei se um é viável.
Seria possível criar num dos lados uma área de conchas para uns shell dwellers e outra de mais rochas para uns rock dwellers? Gostei dos smillies e dos Lamprologus ocellatus "Gold" como shell dwellers. Respondendo às duas questões, nesse aquário podes manter conchículas com rochículas... Num dos cantos, coloca algumas conchas e um casal de ocellatus gold... No outro, alguns xistos e um casal de julies... Vê o exemplo da belíssima montagem de um dos nossos membros, com um aquário igual ao teu: http://www.ciclideos.com/eon-blue-apocalypse-t42.htmlNa minha opinião, continua a ser um dos aquários mais bonitos que por aqui passou...
_________________ Cumprimentos,
Vítor Soares Pescaria em Portalegre 2010 - 19 Junho - Presenças
|
|
15-09-2009 11:06 |
|
 |
|
Tiago Rocha
Moderador
Registado: 16 Mar 2009 Mensagens: 2507 Idade: 18 Localização: Lisboa Nome: Tiago Rocha
|
5/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
JoaoRibeiro Escreveu: Já agora para além dos xistos podes por favor dizer-me que pedras costumam ser utilizadas? Vi na maioria dos aquários umas pedras arredondadas que têm (na minha opinião) muito melhor aspecto.
Sim tambem podes usar dessas pedras, sem qualquer problema.
_________________ Adicionem o Grupo do Ciclideos.com no Mensseger: group347151@groupsim.com
|
|
15-09-2009 11:10 |
|
 |
|
JoaoRibeiro
Amigo do Barbatana
|
6/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
Para já pelos vistos já encontrei dois guias e prestáveis. Obrigado a ambos.
soaressv muito obrigado e realmente o aquário do link está espectacular e respondeu-me a uma outra questão que ia fazer que era se é possível não incluir flora. Isto porque não sou grande adepto de valisnérias. Mas será que se podem usar outras plantas? Os peixes agradecem ou não se ambientam bem? Realmente dá para fazer umas coisas engraçadas com xistos. Se bem que o que tenho aqui à beira não é tão escuro. Lá vou eu andar de traseiro para o ar a vasculhar o chão eh eh eh. Mas já agora que pedras são as mais usuais? Só para o caso de não encontrar xistos à maneira.
Quanto à fauna parece haver um consenso num casal de julis. Já agora são os Julidochromis que falam? Por exemplo os Julidochromis regani?
Entre uma pequena colónia de smilis ou um casal de ocellatus tenho alguma preferência pelos smilis. Mas é também uma questão da viabilidade de encontrar cá estas espécies.
Mais uma pergunta (desculpem ser chato mas cometi alguns erros no passado com o comunitário e quero mesmo evitar burradas desta vez). Qual a diferença entre os smilis e os multifasciatus? Parecem-me muito semelhantes e não queria andar trocado.
Muito obrigado mais uma vez João Ribeiro
15-09-2009 11:50 |
|
 |
|
ricardo/madureira
Moderador
Registado: 16 Abr 2007 Mensagens: 5014 Idade: 34 Localização: moita/Porto Nome: Ricardo Madureira
|
7/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
JoaoRibeiro Escreveu: Qual a diferença entre os smilis e os multifasciatus? Parecem-me muito semelhantes e não queria andar trocado.
Muito obrigado mais uma vez João Ribeiro Boas João Vé este tópico pode ser que te ajude similis-multis-ou-metade-de-cada-t6769.html
_________________ Ricardo Madureira
|
|
15-09-2009 12:26 |
|
 |
|
JoaoRibeiro
Amigo do Barbatana
|
8/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
São muito semelhantes, mas já deu para perceber a diferença. Muito obrigado.
Pronto, então à partida uma colónia pequena de Smilis. Que dizem de 4 ou 6? Mais o casal de Julis que ainda está em aberto.
Portanto ficaria com um total de 6 ou 8 peixes. Será demais?
15-09-2009 12:39 |
|
 |
|
Tiago Rocha
Moderador
|
9/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
eu iria por julidochromis trancriptus gombi. Tenho cá e gosto bastante, e ao que parece sao mais calmas.
Em relaçao ás plantas, podes por anubias, demersum, fetos de java. E mais umas poucas, penso que no portal á um artigo sobre isso.
|
|
15-09-2009 12:47 |
|
 |
|
JoaoRibeiro
Amigo do Barbatana
|
10/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
Achei interessantes os Julidochromis transcriptus "Gombi" e os Julidochromis regani.
Por outro lado acho os Variabilichromis moori lindissimos também. Bolas tenho mesmo pena de não poder ter um aquário maior. Mas pronto com o tempo lá virá... desde que a Ministra das Finanças lá de casa autorize o orçamento de estado.
15-09-2009 13:02 |
|
 |
|
soaresv
Moderador
Registado: 21 Dez 2006 Mensagens: 5947 Idade: 35 Localização: Fanhões Nome: Vitor Soares
|
11/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
JoaoRibeiro Escreveu: soaresv muito obrigado e realmente o aquário do link está espectacular e respondeu-me a uma outra questão que ia fazer que era se é possível não incluir flora. Tenho muita pena que o autor deste aquário tenha desistido da aquariofilia... Tudo o que fazia era bem feito! JoaoRibeiro Escreveu: Mas será que se podem usar outras plantas? Os peixes agradecem ou não se ambientam bem? O Tiago já respondeu... Para além das plantas que sugeriu, podes também usar plantas do género Crinum. O problema é que estas plantas têm bolbos, e não ficam ficam muito estéticas... A maior parte das espécies de ciclídeos africanos "agradecem" a existência de plantas no aquário. Para além de servirem para delimitação de territórios, são um excelente abribo para peixes juvenis, fêmeas e machos adultos dominados. JoaoRibeiro Escreveu: Mas já agora que pedras são as mais usuais? Só para o caso de não encontrar xistos à maneira. As minhas perferidas são os calcários rolados que existem nas praias e nas barragens. Mas há também quem use pedra calcária "esburacada", basaltos rolados, zxistos, etc. JoaoRibeiro Escreveu: Quanto à fauna parece haver um consenso num casal de julis. Já agora são os Julidochromis que falam? Por exemplo os Julidochromis regani? Nunca mantive julis mas, pessoalmente, prefiro as Julidochromis marlieri... Para mim são a espécie mais bonita do género Julidochromis... JoaoRibeiro Escreveu: Entre uma pequena colónia de smilis ou um casal de ocellatus tenho alguma preferência pelos smilis. Mas é também uma questão da viabilidade de encontrar cá estas espécies. Aqui também iria para os ocellatus... Têm uma coloração mais interessante do que os similis ou os multies...
_________________ Cumprimentos,
Vítor Soares Pescaria em Portalegre 2010 - 19 Junho - Presenças
|
|
15-09-2009 13:35 |
|
 |
|
JoaoRibeiro
Amigo do Barbatana
|
12/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
soaresv Escreveu: O Tiago já respondeu... Para além das plantas que sugeriu, podes também usar plantas do género Crinum. O problema é que estas plantas têm bolbos, e não ficam ficam muito estéticas...
A maior parte das espécies de ciclídeos africanos "agradecem" a existência de plantas no aquário. Para além de servirem para delimitação de territórios, são um excelente abribo para peixes juvenis, fêmeas e machos adultos dominados. Pois, tenho de escolher bem, até porque uma das coisas que a minha esposa não aprecia muito são demasiadas plantas por isso vão ter de ser bem calculadas. soaresv Escreveu: As minhas perferidas são os calcários rolados que existem nas praias e nas barragens. Mas há também quem use pedra calcária "esburacada", basaltos rolados, zxistos, etc. Vou experimentar os xistos para ver o layout, se não gostar muito então lanço-me para a praia. soaresv Escreveu: Aqui também iria para os ocellatus... Têm uma coloração mais interessante do que os similis ou os multies... Li num dos artigos aqui que a dificuldade passava a ser qual dos ciclideos escolher... quanto mais leio mais dou razão eh eh eh. Mais uma vez obrigado pela ajuda e pela paciência que têm tido aqui com o indeciso!
15-09-2009 13:45 |
|
 |
|
Samuel Lopes
Amigo do Barbatana
Registado: 11 Out 2007 Mensagens: 2585 Idade: 37 Localização: Barreiro/Lisboa Nome: Samuel Lopes
|
13/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
Olá João, bem-vindo aos ciclideos e ao lago Tanganyca. Practicamente tudo o que precisas saber já te foi dito, não falaste em iluminação, aquecimento nem filtragem, mas deduzo que quanto a isso não tenhas dúvidas. Acerca dos peixes a manter, há que reparar que dentro dos conchiculas o 'efeito' é bastante diferente entre peixes de colónia e peixes de 'casal', é o caso nos smilis e multis por comparação com os Ocelatus etc. As colónias crescem mas os individuos vão-se mantendo juntos, os casais reproduzem-se e passado algum tempo escorraçam a maior parte da prole, o que em aquas pequenos pode dar briga feia. Quanto às julies são lindas, o Vítor não percebe nada de tangas  e as Gombi são as melhores para o teu aqua (crescem menos). Também podes optar por uma espécie que o macho é rochícula e a fêmea é conchícula, tipo os Altrolamprologus sumbu. Força com isso e antes de avançar com as espécies diz aqui o que estás a pensar fazer para a malta te ajudar.
_________________ Abraço

Samuel Lopes
|
|
15-09-2009 16:01 |
|
 |
|
JoaoRibeiro
Amigo do Barbatana
|
14/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
Boas realmente ainda não tinha falado desses temas porque presumi que o que tenho actualmente é suficiente. Mas nada como apresentar o material todo e assim também já se tira as dúvidas. Em relação a aquecimento, neste momento pelo que me tenho apercebido por norma varia entre os 23 e os 27. O termóstato que tenho actualmente não me dá problemas. Já é o usado no comunitário. Mas de qualquer das formas tenho um segundo de reserva caso seja preciso. Iluminação, actualmente tenho uma calha com 3x 24W. Tem duas fases diferentes uma com duas lâmpadas e outra com uma. Estava a pensar trocar a que só acende uma lâmpada por uma luz azul, tipo moonlight. Espero não estar a fazer burrada. Por acaso não tenho a certeza. Filtro. Tenho um filtro externo 600 litros hora com caudal regulável. Presumo que seja suficiente. Se for a mais é só uma questão de reduzir o fluxo. Em relação à colónia de smilis ou como alternativa ao casal de ocellatus, isso está mesmo em aberto. Se houver briga há sempre a solução de oferecer os juvenis. Já agora, por favor puxem-me as orelhas se algum do material que tenho não serve mesmo  . Ah, já agora, por norma faço TPAs semanais de 20% (sensivelmente 20 litros). Será suficiente ou devo subir a parada?
15-09-2009 16:14 |
|
 |
|
Samuel Lopes
Amigo do Barbatana
Registado: 11 Out 2007 Mensagens: 2585 Idade: 37 Localização: Barreiro/Lisboa Nome: Samuel Lopes
|
15/78 Re: Inicio de uma aventura. Preciso de um guia :)
JoaoRibeiro Escreveu: Boas realmente ainda não tinha falado desses temas porque presumi que o que tenho actualmente é suficiente. Mas nada como apresentar o material todo e assim também já se tira as dúvidas. Em relação a aquecimento, neste momento pelo que me tenho apercebido por norma varia entre os 23 e os 27. O termóstato que tenho actualmente não me dá problemas. Já é o usado no comunitário. Mas de qualquer das formas tenho um segundo de reserva caso seja preciso. Iluminação, actualmente tenho uma calha com 3x 24W. Tem duas fases diferentes uma com duas lâmpadas e outra com uma. Estava a pensar trocar a que só acende uma lâmpada por uma luz azul, tipo moonlight. Espero não estar a fazer burrada. Por acaso não tenho a certeza. Filtro. Tenho um filtro externo 600 litros hora com caudal regulável. Presumo que seja suficiente. Se for a mais é só uma questão de reduzir o fluxo. Em relação à colónia de smilis ou como alternativa ao casal de ocellatus, isso está mesmo em aberto. Se houver briga há sempre a solução de oferecer os juvenis. Já agora, por favor puxem-me as orelhas se algum do material que tenho não serve mesmo  . Ah, já agora, por norma faço TPAs semanais de 20% (sensivelmente 20 litros). Será suficiente ou devo subir a parada? Está óptimo. Só não reduzas o fluxo ao filtro. Em CA's não existe filtragem a mais.
_________________ Abraço

Samuel Lopes
|
|
15-09-2009 16:49 |
|
 |
|