1/6 'Metamorphosis' - Story Board
Meus caros amigos,
Antes de mais, é devido um grande abraço a todos, e o agradecimento por, mesmo pouco ou nada contribuindo nestes anos, ter podido passar por aqui e continuar a aprender e a acompanhar o pessoal desta "família"!
Regresso ao activo, depois de quase 3 anos off... E desta vez, curiosamente, carrego um tópico em "Não Ciclídeos"...
Abro então com o prefácio, o hardware...
Aquário:Aquatlantis EVASION 120 Silver - 120x40x55 - 260 lts brutos
Sistema de Iluminação:PowerLeds AquaRay AquaGro GroBeam 1000HD da TMC, com Controlo Electrónico
Os módulos de iluminação:

Os módulo de controlo electrónico (pacientemente fixos numa placa de MDF):
Sistema de injecção de CO2:JBL Proflora m1003, com controlador de pH
Filtragem:Eheim Professional 3 2075
Substractos:Elos Terra Zero
Elos Bottom Mineral (10 Lts)
Elos Terra Small (15 Lts)
Flora (actual):Cabomba Caroliniana
Limnophila Hippuroides
Ludwigia Glandulosa
Blyxa Japonica
Hygrophila Polysperma Rosanervig
Fauna (actual):2x SAE
3x Ottos
2x Corys Panda
10x Petitella Georgiae
10x Paracheirodon Axelrodi
O primeiro elemento do hardscape que entrou, 'O Rio', tem também ele uma história própria. Querendo certificar-me de que "O Rio" seja um elemento bem elaborado, resolvi desenhá-lo e moldá-lo em barro. Este molde será a primeira peça e entrar no aqua, sendo aquando da montagem cheio com areia e rodeado do substracto para o plantio.
Coberto o fundo do aqua com papel de fotocópia, colei as folhas de maneira a formar um conjunto que pudesse deslocar para fora do aqua...

e testar o desenho d' "O Rio"...

Recortá-lo...

Ensaiá-lo...

Transpô-lo a cartolina...

Ensaiá-lo...

Especial atenção à ilusão de profundidade...

E levar o molde em que percebe do assunto, para execução da forma em barro...
(fotos qualidade telemóvel )

Secou, cozeu, e finalmente era esta a sua forma:

Confesso que, depois de introduzido no aqua, o efeito ficou um pouco aquem das minhas expectativas. Ainda tenho de encontrar uma solução para melhorar o cenário...
Este é o aspecto actual, com o plantio um tanto ou quanto desajeitado, porque nesta fase o importante é que lá estejam as plantas principalmente a "devorar nutrientes".

Próximo passo, encontrar os componentes certos para a montagem do hardscape... e meter um papel de fundo para não usar da minha parede VERMELHA!!!
Por hora é tudo.
Um grande abraço a todos.
Fiquem bem.
Sérgio Moreira