Citar:
tenho algumas dúvidas nas diferentes formas que existem de Estherae minus reef. Ao que me parece, lendo na net, é que existem 3 diferentes formas de macho (Blue, Orange & Orange Blotched) e 2 de femeas (orange/red & OB).
Viva,... vou tentar explicar da melhor forma.
Da população de
Metriaclima estherae "Minos Reef", existem machos com coloração normal e machos O (Orange), aliás....estes ultimos so foram mesmo vistos em Minos Reef, e são na verdade muito mais brancos do que laranjas.
Machos OB, não existem.......
E machos orange/red, foram produzidos selectivamente em cativeiro
Metriaclima estherae temos:
Machos - Azuis
- O (só em Minos Reef)
Femeas - Castanhas/bege ( não foram vistas em Minos Reef )
- O ( mais comuns em Minos Reef, mas existem nas outras populações)
- OB ( mais comuns em Minos Reef, mas existem nas outras populações )
Citar:
Pode-se dizer que estas diferentes "formas" são diferentes populações, apesar de serem todas de minus reef?
Existem varias populações (Minos Reef, Chilucha Reef, Metangula, Gome Rock), e quase todas elas têm as diferentes mutações de côr, á excepção de Minos Reef que não tem femeas da coloração "normal".
Citar:
Se estiver correcto que diferentes formas de machos podemos acasalar com diferentes formas de fêmeas? Ou pode-se misturar tudo, tendo em conta que vem todas do mesmo sitio?
Desde que a especie foi importada há uns bons anos, e se não estou em erro... todos os peixes no mercado são oriundos de Minos Reef, e daí o nome pelo qual é mais conhecido..... o que deve explicar o eu nunca ter visto femeas de coloração castanha em aquário
.....penso que podes, perfeitamente misturar tudo em aquário......
cumps,
Rui Correia