| Autor |
Mensagem |
|
Ricardo Sousa
Amigo do Barbatana
Registado: 08 Nov 2006 Mensagens: 224 Idade: 34 Localização: Pera/ Caparica Nome: Ricardo Sousa
|
1/37 O meu Lago no Terraço
Tardou mas finalmente tive oportunidade durante as minhas férias para construir a estrutura de suporte ao meu lago e coloca-lo em funcionamento, quase um ano depois de o ter no terraço. O lago está a funcionar com filtragem externa com um caudal de +-1100L/H. Neste momento o lago alberga a seguinte flora: Cyperus papyrus Jacintos de água - Eichhornia crassipes salvinia sp. egeria densa valisneria gigantea (creio) e outras duas espécies não identificadas Conta também com 6 barbos de espécie não identificada (por mim pelo menos) Assim, aqui fica o registo fotográfico do lago. a estrutura de suporte         Conto introduzir uns G. meridionalis pequenos e ando com uma forte tentação de despejar os meus tanganyikas no lago para umas férias de verão. O meu grande receio é a temperatura, pois tem uma grande exposição solar e aquece bastante durante o dia.
_________________ Ricardo Sousa Sócio APC #148
|
|
29-07-2009 11:52 |
|
 |
|
Ricardo Sousa
Amigo do Barbatana
Registado: 08 Nov 2006 Mensagens: 224 Idade: 34 Localização: Pera/ Caparica Nome: Ricardo Sousa
|
2/37 Re: O meu Lago no Terraço
Cedi à tentação e já moram no lago desde ontem à noite 12 julies, 1 leleupi, 1 telmo shell e dois occies.
Vamos ver o que dá. Já estava escuro para tirar fotos. Assim que consiga tiro mais algumas para mostrar a evolução.
Adicionei areia, conchas e pedra
Cumps.
P.S.: Alguém me arranja umas femeas occelatus gold? e um casalinho de leleupis (orange)?
|
|
29-07-2009 11:53 |
|
 |
|
Ricardo Sousa
Amigo do Barbatana
|
3/37 Re: O meu Lago no Terraço
|
|
29-07-2009 11:54 |
|
 |
|
Sérgio Tavares
Moderador
Registado: 25 Out 2008 Mensagens: 3289 Idade: 33 Localização: Catujal - Loures Nome: Sérgio Tavares
|
4/37 Re: O meu Lago no Terraço
A agua não fica muito quente neste altura?
_________________ Abraço,
Sérgio Tavares
|
|
29-07-2009 11:59 |
|
 |
|
Ricardo Sousa
Amigo do Barbatana
|
5/37 Re: O meu Lago no Terraço
Até ao momento ainda não registei temperaturas superiores a 28ºC.
De qualquer das formas, o local onde está montado o lago é ventoso, o que potencia a evaporação ajudando ao controlo de temperatura.
Mas tenho estado atento não só às temperaturas máximas, mas também às flutuações diárias. Essa é outra preocupação, pois de manhã bem cedo (7h30) a água chega a estar a 20ºC. Até ao momento não registo nenhum comportamento anomalo nos peixes, que demonstram um nível de actividade bom.
|
|
29-07-2009 12:13 |
|
 |
|
Paulo Santos
Amigo do Barbatana
Registado: 21 Maio 2008 Mensagens: 388 Idade: 39 Localização: Sintra Nome: Paulo Santos
|
6/37 Re: O meu Lago no Terraço
Boas Esse lago esta fixola...
Agora as minhas perguntas:
Não seria vantajoso uns furos nos vasos das Cyperus papyrus de modo a que enraizassem na agua?Curtar os vasos ao nivel da agua,ate mesmo mergulhar o vaso para so se ver os caules a sairem da agua?
Quanto a iluminação noturna, tens alguma luz dentro do lago para acenderes de noite?Devia ficar porreiro...
Um abraço
_________________ Paulo Santos "Muralhas" "Green Earth”
|
|
29-07-2009 13:14 |
|
 |
|
Ricardo Sousa
Amigo do Barbatana
|
7/37 Re: O meu Lago no Terraço
Boas,
Os vasos estão furados abaixo da linha de água.
Relativamente a cortar os vasos, não o posso fazer, pois aquela zona do lago é pouco funda e até sem vaso os papyrus ficariam aquele nível.
Não tenho nenhuma luz a não ser a do próprio terraço. Já pensei no assunto mas não sei se colocarei alguma.
Ab,
|
|
29-07-2009 13:32 |
|
 |
|
Sérgio Tavares
Moderador
Registado: 25 Out 2008 Mensagens: 3289 Idade: 33 Localização: Catujal - Loures Nome: Sérgio Tavares
|
8/37 Re: O meu Lago no Terraço
Bem, está muito porreiro o lago e vejo que tens isso bem pensado.
No inverno como vais fazer para manteres a temperatura?
_________________ Abraço,
Sérgio Tavares
|
|
29-07-2009 17:15 |
|
 |
|
Ricardo Sousa
Amigo do Barbatana
|
9/37 Re: O meu Lago no Terraço
Assim que as temperaturas deixem de ser aceitáveis para os tanganyikas, acabam-se as férias e regressam aos aquários.
Vou manter as matérias filtrantes dos filtros dos aquários a rolar dentro do filtro do lago, para as manter colonizadas.
Durante o inverno, ficarão apenas as plantas e especies que tolerem o frio.
Obrigado pelos comentários,
|
|
29-07-2009 17:34 |
|
 |
|
joel barbosa
Amigo do Barbatana
Registado: 08 Fev 2007 Mensagens: 12 Localização: V.N. de Gaia
|
10/37 Re: O meu Lago no Terraço
Citar: Conto introduzir uns G. meridionalis pequenos e ando com uma forte tentação de despejar os meus tanganyikas no lago para umas férias de verão. O meu grande receio é a temperatura, pois tem uma grande exposição solar e aquece bastante durante o dia. Os meridionalis aguentam-se no Inverno?
|
|
29-07-2009 17:42 |
|
 |
|
Ricardo Sousa
Amigo do Barbatana
|
11/37 Re: O meu Lago no Terraço
Segundo experiência de muitas familias, sim.
|
|
29-07-2009 18:06 |
|
 |
|
severum
Amigo do Barbatana
Registado: 07 Nov 2007 Mensagens: 1166 Idade: 40 Localização: Lisboa Nome: Alberto Gil
|
12/37 Re: O meu Lago no Terraço
Assim é que é Os peixes vão adorar e tu também  Até finais de Setembro não terás problemas de temperatura. E se os quiseres manter durante mais tempo cá fora, colocas uma manga plástica. Desde que apanhe sol poderás mantê-los até mais tarde no lago  Abraço
_________________ Alberto Gil www.fixexotic.com
|
|
29-07-2009 18:17 |
|
 |
|
Ricardo Sousa
Amigo do Barbatana
|
13/37 Re: O meu Lago no Terraço
Obrigado Gil,
As minhas maiores preocupações são a flutuação de temperatura e a temperatura máxima.
A minima para já não me preocupa muito, pois em invernos passados, inclusivé este, tive os tangas a 18ºC sem qualquer problema. Apenas assisti a uma diminuição de actividade.
Se tudo se mantiver tal como tem estado até agora, no fim-de-semana entram os meus tropheus, altos sumbu e mais um macho occelatus e com isso desligo todos os meus aquarios.
Qual é a vossa opinião?
Gostava de garantir possibilidades de reprodução para todas as especies que lá tenho, mas os telmos e leleupi já só tenho um exemplar e os occelatus só tenho machos.
Também tenho muita curiosidade em ver como se comportaria um cardume de cyps num lago.
Um abraço
|
|
30-07-2009 11:31 |
|
 |
|
severum
Amigo do Barbatana
Registado: 07 Nov 2007 Mensagens: 1166 Idade: 40 Localização: Lisboa Nome: Alberto Gil
|
14/37 Re: O meu Lago no Terraço
Sempre poupas uns €€€ durante a Primavera, Verão e parte do Outono, caso coloques a tal manga plástica  Eu mantenho Malawis na minha estufa e até aos 18ºC estão na boa. Portanto só te tenho a dizer FORÇA. O caminho está aberto para novas experiências  Abraço
_________________ Alberto Gil www.fixexotic.com
|
|
30-07-2009 14:18 |
|
 |
|
joel barbosa
Amigo do Barbatana
Registado: 08 Fev 2007 Mensagens: 12 Localização: V.N. de Gaia
|
15/37 Re: O meu Lago no Terraço
Oh Gil Desculpa lá ser melga mas define lá isso da manga plástica. P.S. Se possivel com imagens, é que eu não sou muito imaginativo. 
|
|
30-07-2009 21:28 |
|
 |
|