|
|
Data/Hora: 03-09-2010 22:56
|
Ver as mensagens sem resposta | Ver tópicos Activos
|
| Página 1 de 2 • [ 24 mensagens ] • 1, 2 Próximo |
Os bons, os maus e os Brichardi
| Autor |
Mensagem |
|
pedrogoncalves
Amigo do Barbatana
Registado: 01 Fev 2009 Mensagens: 33 Localização: Mem Martins Nome: Pedro Gonçalves
|
1/24 Os bons, os maus e os Brichardi
Olá a todos, Tive a minha primeira reprodução de Tanganyika, mas não estou nada satisfeito… Tinha 6 Brichardi a viver num topo do aquário, na zona com mais rochas. Mas os fulanos foram fazer a postura mesmo no centro do aquário, empurrando todos os peixes para os topos, ou melhor, para uma faixa de 5cm em cada topo, tudo o resto é deles. A troupe são 3 e que julgo serem MFF. Quanto aos outros, um apareceu morto ao pé do filtro, dois dias após a postura. Os outros pura e simplemente desapareceram, julgo que devem também ter sido mortos… Estou portanto farto destes monstros e vou dá-los, o problema é que tenho uns 30/40 alevins com quase uma semana. Suponho que serão comidos se os pais sairem em breve ou não? A população é de 5 Julies, 10 Similis, 2 Brevis, 1 Synodontis, 1 Cypri Mpulungu. Ás razões pelas quais eu quero ver-me livre deles soma-se o facto de poderem não ser somente Brichardi, uma vez que estavam misturados com Splendens, tendo de facto um deles, mais semelhanças com essa espécie do que com Brichardi. De qualquer maneira, tudo isto é normal? O que fariam no meu lugar? Obrigado desde já pelos comentários, Um abraço, Pedro Gonçalves
|
|
30-06-2009 18:46 |
|
 |
|
Tiago Rocha
Moderador
Registado: 16 Mar 2009 Mensagens: 2491 Idade: 18 Localização: Lisboa Nome: Tiago Rocha
|
2/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
Olá Pedro. Antes de tudo queria-mos saber as medidas do aquário, assim seria mais facil talvez. Se tive-ses uma foto ainda melhor. Em relação aos brichardis nao me vou pronunciar, visto nunca ter mantido essa espécie. Vejo que tens so 1 cypri, esses peixes sao de cardume. Agora o resto fica pendente até vir as medidas do aquário 
_________________ Adicionem o Grupo do Ciclideos.com no Mensseger: group347151@groupsim.com
|
|
01-07-2009 07:53 |
|
 |
|
pedrogoncalves
Amigo do Barbatana
Registado: 01 Fev 2009 Mensagens: 33 Localização: Mem Martins Nome: Pedro Gonçalves
|
3/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
Obrigado pela tua resposta Tiago, o aquário tem 120x40x50 e está cheio de rocha, fotos recentes não tenho de momento. Só tenho 1 Cypri, sei, mas vou adquirir mais em breve. As minhas questões prendem-se sobretudo com os Brichardi: 1. Este comportamento é normal? Recordo que eram 6 e 3 mataram outros 3, tomaram conta do aquário com uma postura no centro e todos os outros peixes vivem numa faixa de 5cm em cada um dos topos, vejo alguns destes a nadarem contra o vidro, como que a dizerem “tirem-me daqui”… 2. Um dos 3 é mais alaranjado que os outros e suspeito ser um Splendens ou o resultado desta espécie com Brichardi. Sendo 3 a tomar conta da postura, não sei se concluo bem serem um macho e duas fêmeas, talvez até com uma postura simultânea. 3. Dado o provável cruzamento destas espécies, mesmo oferecendo os peixes, não será éticamente errado permitir a proliferação destes animais? 4. Se retirar os pais, o que acontecerá aos alevins, que fazem hoje uma semana? 5. O que faço? Deixo tudo como está e a natureza que decida? Retiro os pais? O que fariam? Obrigado mais uma vez, Pedro Gonçalves
|
|
01-07-2009 14:20 |
|
 |
|
ZL
Amigo do Barbatana
Registado: 19 Jun 2007 Mensagens: 144 Idade: 47 Localização: Faro Nome: José Luís Sílva
|
4/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
Olá!! Na minha opinião, se deres os pais, normalmente com os peixes que tens dentro desse teu aquário, não vai sobrar nenhum alevim de brichardi. Se mantiveres os brichardi talvez se safem alguns (poucos), mas vais continuar a ter os adultos a aterrorizarem todos os outros habitantes, pelo menos quando criarem. A decisão será sempre tua, mas se queres ter um "tanga comunitário", livra-te dos brichardi adultos. 
_________________ Cumprimentos,
Zé Luís
|
|
03-07-2009 00:29 |
|
 |
|
Fabio Leite
Amigo do Barbatana
Registado: 20 Nov 2008 Mensagens: 1153 Idade: 21 Localização: Porto, Constituiçao. Nome: Fábio Leite
|
5/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
Viva pedro, é mesmo como o ZL diz é dares esses meninos, os Brichardi nao sao flor que se cheire primcipalmente em epocas de postura, e se queres ter uma aqua relativamente calmo e tira-los Eu tinha um casal de brichardi a cerca de 3 semanas e tira-los antes de uma postura foi o melhor que fiz ( podes ver no meu topico Portoganika  ) Abraço e nao penses 2 vezes ! P.S - Poe mas é ai um cardume de Cypris 
_________________ Ex-Portoganika Ex-Portomericano Waters Latins
|
|
03-07-2009 10:16 |
|
 |
|
pedrogoncalves
Amigo do Barbatana
|
6/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
Obrigado amigos, estou bem mais esclarecido e sobretudo moralmente aliviado  A ideia será retirar os Brichardi adultos e deixar que a natureza se pronuncie Já agora, até que idade (em semanas) os alevins serão considerados comida, pelos outros?
|
|
03-07-2009 20:14 |
|
 |
|
Fabio Leite
Amigo do Barbatana
Registado: 20 Nov 2008 Mensagens: 1153 Idade: 21 Localização: Porto, Constituiçao. Nome: Fábio Leite
|
7/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
Penso que até a 2ªsemana mas nao tenho a certeza 
|
|
04-07-2009 11:12 |
|
 |
|
pedrogoncalves
Amigo do Barbatana
|
8/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
Fabio Leite Escreveu: Penso que até a 2ªsemana mas nao tenho a certeza  Obrigado Fábio, já falta pouco.
|
|
04-07-2009 14:05 |
|
 |
|
pedrogoncalves
Amigo do Barbatana
|
9/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
Olá pessoal, Quero fazer a actualização do tópico e pedir um comentário vosso a um detalhe relacionado. Lá retirei os Brichardi e em poucas horas os Alevins desapareceram todos, se bem que desconfio que um deles passou esta fase difícil. O principal responsável foi um Julie, o maior deles, que tomou conta da ocorrência e foi afastando todos os concorrentes Entretanto ofereci os peixes, um macho e duas fêmeas, através de um anúncio. Mas passados poucos dias, vejo que estão à venda num forum, por € 3,5/cada. Não é obviamente pelo dinheiro, mas será que do ponto de vista ético isto não é reprovável? Um abraço,
|
|
14-07-2009 13:00 |
|
 |
|
Fabio Leite
Amigo do Barbatana
|
10/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
Obvio que sim Pedro, mas e a vida, por vrzes nao se conhece as pessoas pessoalmente, mas enfim!
Entretanto meteste mais alguma especie ?
Cumps
|
|
14-07-2009 15:34 |
|
 |
|
pedrogoncalves
Amigo do Barbatana
|
11/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
Fabio Leite Escreveu: Obvio que sim Pedro, mas e a vida, por vrzes nao se conhece as pessoas pessoalmente, mas enfim!
Cumps Pois é Fábio, ainda por cima eu tive o cuidado de mencionar o facto de não serem exactamente Brichardi, de pelo menos um deles vir de um cruzamento com Splendens, apesar de oferecer, mencionei o facto, mas no anúncio da actual venda, isso não consta… Mas adiante, quero colocar uma fêmea mpulungu e até encontrei, mas ainda tinha os Brichardi. Entretanto coloquei um synodontis petricola não sexado, mas estou exitante em adquirir mais e reproduzir esta espécie pois isso deve significar o fim de todos os outros alevins Entretanto e após a saída dos Brichardi, tive 3 diferentes posturas, estas para manter  Brevis, Similis e hoje Julies, todos a multiplicar, tudo primeiras posturas. Contudo, no caso dos Brevis, cheguei a ver uma meia dúzia, mas só sobrou 1 que já tem mais de meio centímetro  O que aconteceu aos outros, não sei, julgo que não foi o Synodontis porque eles não permitem aproximações, mas não sei. Os Similies também são uma meia dúzia e os Julies, uns 15 talvez. Um abraço,
|
|
14-07-2009 23:55 |
|
 |
|
Fabio Leite
Amigo do Barbatana
|
12/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
pedrogoncalves Escreveu: Fabio Leite Escreveu: Obvio que sim Pedro, mas e a vida, por vrzes nao se conhece as pessoas pessoalmente, mas enfim!
Cumps Pois é Fábio, ainda por cima eu tive o cuidado de mencionar o facto de não serem exactamente Brichardi, de pelo menos um deles vir de um cruzamento com Splendens, apesar de oferecer, mencionei o facto, mas no anúncio da actual venda, isso não consta… Mas adiante, quero colocar uma fêmea mpulungu e até encontrei, mas ainda tinha os Brichardi. Entretanto coloquei um synodontis petricola não sexado, mas estou exitante em adquirir mais e reproduzir esta espécie pois isso deve significar o fim de todos os outros alevins Entretanto e após a saída dos Brichardi, tive 3 diferentes posturas, estas para manter  Brevis, Similis e hoje Julies, todos a multiplicar, tudo primeiras posturas. Contudo, no caso dos Brevis, cheguei a ver uma meia dúzia, mas só sobrou 1 que já tem mais de meio centímetro  O que aconteceu aos outros, não sei, julgo que não foi o Synodontis porque eles não permitem aproximações, mas não sei. Os Similies também são uma meia dúzia e os Julies, uns 15 talvez. Um abraço, Muitos parabens por essas reproduçoes todas  Eu para ja so consegui dos meus multies Os Cypris, Eretmodus e os Callos nada, tambem sao novos ainda  Abraço e vai actualizando com fotos 
|
|
15-07-2009 11:06 |
|
 |
|
pedrogoncalves
Amigo do Barbatana
|
13/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
Obrigado Fabio  Eu gostava de introduzir Eretmodus, para além de aumentar os Cypris, mas tenho receio por causa da comida. Como é isso, dás comidas diferentes, eles aguentam-se, que problemas há?
|
|
15-07-2009 14:07 |
|
 |
|
Fabio Leite
Amigo do Barbatana
|
14/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
Viva  Sim nao tenho qualquer problema, dou de tudo um pouco desde flocos, granulado, comida congelada ( artemia, krill ).. ate agora estao bem eles como poderas verificar no meu topico  Abraço
|
|
15-07-2009 19:34 |
|
 |
|
pedrogoncalves
Amigo do Barbatana
|
15/24 Re: Os bons, os maus e os Brichardi
Fabio Leite Escreveu: Viva  Sim nao tenho qualquer problema, dou de tudo um pouco desde flocos, granulado, comida congelada ( artemia, krill ).. ate agora estao bem eles como poderas verificar no meu topico  Abraço Nesse caso vê lá se eles se multiplicam para eu adoptar  Até porque desde a saída dos Brichardi este aquário está uma pasmaceira e esses são peixes tb calminhos e julgo que bonitos  Um abraço,
|
|
15-07-2009 20:03 |
|
 |
|
|
Página 1 de 2 • [ 24 mensagens ] • 1, 2 Próximo |
Quem está ligado |
Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar mensagens: Proibído Apagar mensagens: Proibído
|
|
|