| Autor |
Mensagem |
|
Nuno Landeck
Amigo do Barbatana
Registado: 02 Fev 2007 Mensagens: 498 Idade: 34 Localização: Vale da Amoreira - Moita
|
1/40 Paratheraps Hartwegii
Finalmente uma actualização das fotos das minhas Vieja Hartwegii que estão simplesmente espétaculares, o macho magnifico com cerca de 22cm e a fêmea com praticamente o mesmo tamanho, aqui ficam algumas fotos que espéro que gostem:             
_________________ [b]Nuno Landeck APC#188
última vez editado por Nuno Landeck em 05-03-2010 18:35, editado 1 vez no total
|
|
01-03-2010 00:02 |
|
 |
|
RuiCorreia
Amigo do Barbatana
Registado: 22 Nov 2008 Mensagens: 407 Idade: 30 Localização: Póvoa de Stª Iria Nome: Rui Correia
|
2/40 Re: Vieja Hartwegii
Tens uma sorte incrivel em teres esses bichos... as saudades que tenho das minhas synspilus. Estão maravilhosas, e ainda com alguns bons cm´s para crescer cumps, Rui Correia
01-03-2010 00:11 |
|
 |
|
Nuno Landeck
Amigo do Barbatana
Registado: 02 Fev 2007 Mensagens: 498 Idade: 34 Localização: Vale da Amoreira - Moita
|
3/40 Re: Vieja Hartwegii
Obrigado Rui, fica a saber que tambem tenho synspilus e de Viejas tenho igualmente as Argenteia.
_________________ [b]Nuno Landeck APC#188
|
|
01-03-2010 00:21 |
|
 |
|
Ricardo Fernandes
Amigo do Barbatana
Registado: 08 Set 2009 Mensagens: 710 Idade: 38 Localização: Baixa da Banheira Nome: Ricardo Fernandes
|
4/40 Re: Vieja Hartwegii
Ao vivo são bem mais imponentes esses gajos. As fotos estão porrreiras, arranjaste máquina nova? 
_________________ Ricardo Fernandes
|
|
01-03-2010 23:03 |
|
 |
|
soaresv
Moderador
Registado: 21 Dez 2006 Mensagens: 5947 Idade: 35 Localização: Fanhões Nome: Vitor Soares
|
5/40 Re: Vieja Hartwegii
_________________ Cumprimentos,
Vítor Soares Pescaria em Portalegre 2010 - 19 Junho - Presenças
|
|
02-03-2010 15:38 |
|
 |
|
RuiCorreia
Amigo do Barbatana
Registado: 22 Nov 2008 Mensagens: 407 Idade: 30 Localização: Póvoa de Stª Iria Nome: Rui Correia
|
6/40 Re: Vieja Hartwegii
Sim Vitor ficam.... aliás quase todos o Centro Americanos, têm cores fabulosas, mas nimguem parece importar-se com a iluminação dos aquários como se faz com os malawis e tangas....
Tive synspilus, com a iluminação que usava nos malawis e eram mesmo essas as cores.... se reparares nas restantes fotos do Mo Devlin (Aquamojo), ficarás surpreendido... inclusivamente com uma fotos de P. managuensis com imenso azul .
Porque é que o meu carpintis, parece muito diferente em cores de algumas fotos dos que o Nuno tinha..... porque no aquário tenho Power-glo, que tem para cima de 10.000 K, com lampadas iguais os dele teriam o mesmo aspecto do meu ou melhor ainda.
cumps,
Rui Correia
02-03-2010 15:55 |
|
 |
|
Miguel Monteiro
Moderador
Registado: 24 Mar 2009 Mensagens: 1306 Idade: 38 Localização: Sintra Nome: Miguel Monteiro
|
7/40 Re: Vieja Hartwegii
RuiCorreia Escreveu: .... se reparares nas restantes fotos do Mo Devlin (Aquamojo), ficarás surpreendido... inclusivamente com uma fotos de P. managuensis com imenso azul .
Qualquer um dos peixes desse Sr. Mo Devlin são de ficarmos a babar. Já troquei umas mensagens com ele porque tem um Astatheros robertsoni (vs. margaritifer) como os meus. Mas o segredo é também do fotógrafo e não só dos peixes....
_________________ abraço Miguel Monteiro
|
|
02-03-2010 16:41 |
|
 |
|
Ricardo Fernandes
Amigo do Barbatana
Registado: 08 Set 2009 Mensagens: 710 Idade: 38 Localização: Baixa da Banheira Nome: Ricardo Fernandes
|
8/40 Re: Vieja Hartwegii
Miguel Monteiro Escreveu: RuiCorreia Escreveu: .... se reparares nas restantes fotos do Mo Devlin (Aquamojo), ficarás surpreendido... inclusivamente com uma fotos de P. managuensis com imenso azul .
Qualquer um dos peixes desse Sr. Mo Devlin são de ficarmos a babar. Já troquei umas mensagens com ele porque tem um Astatheros robertsoni (vs. margaritifer) como os meus. Mas o segredo é também do fotógrafo e não só dos peixes.... Exacto, e uma ajudinha do photoshop para realçar as cores, o contraste e a definição também ajuda muito na apresentação do peixe. Atenção que não estou a dizer que o homem, ou quem lhe tira as fotos é mau fotógrafo, só estou a dizer que actualmente mesmo um bom fotógrafo tem que ter um bom programa de edição.
|
|
02-03-2010 16:50 |
|
 |
|
RuiCorreia
Amigo do Barbatana
|
9/40 Re: Vieja Hartwegii
Ele tem para mim as melhores fotos que já vi de Centro Americanos, e usa vários flashes, laterais e por cima do aquário, etc etc. Miguel Monteiro Escreveu: Mas o segredo é também do fotógrafo e não só dos peixes.... Sim, mas as cores estão lá, acredita!!, as minhas ainda só tinham 25 cm, e já tinham essas cores.... Sim, os programas de edição ajudam a melhorar a foto, a eliminar ruido, um bocado mais de sharpness, etc, etc.... mas aí de quem diga mal dos peixes  !!!!!!!!!! synspilus http://www.cichlidae.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=6815synspilus e managuense http://www.cichlidae.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=6574cumps, Rui Correia
02-03-2010 17:10 |
|
 |
|
Lídia Rosas
Amigo do Barbatana
Registado: 04 Jan 2009 Mensagens: 568 Idade: 35 Localização: Vila Nova de Gaia Nome: Lídia Rosas
|
10/40 Re: Vieja Hartwegii
 Boa Noite! Sem palavras!!!!!!!!!!!!!!!!!! Só tenho pena de não ter um aqua "à maneira"  ! Muito boas as fotos, os exemplares e as fotos que colocaram de espécies semelhantes! Bom trabalho do fotografo mas, como disseram, se o animal não tivesse as cores não havia fotografo que lhe valesse! 
_________________ Cumprimentos Lídia Rosas ( SUNSHINE )
ADEUS PEDRO SANTOS!
|
|
02-03-2010 20:28 |
|
 |
|
Ricardo Fernandes
Amigo do Barbatana
|
11/40 Re: Vieja Hartwegii
SUNSHINE Escreveu: :D Boa Noite! Sem palavras!!!!!!!!!!!!!!!!!! Só tenho pena de não ter um aqua "à maneira"  ! Muito boas as fotos, os exemplares e as fotos que colocaram de espécies semelhantes! Bom trabalho do fotografo mas, como disseram, se o animal não tivesse as cores não havia fotografo que lhe valesse!  Eu nunca disse que o animal não tinha as cores, o que eu quis dizer com a minha afirmação foi precisamente o contrário. As cores podem lá estar, mas se o fotógrafo não utilizar todo o seu conhecimento tanto a nível de captação de imagem, como de edição, as cores nunca vão sobressair. Quem diz as cores diz um peixe ou um aquário. E os peixes são espectaculares, com umas cores fenomenais. 
|
|
02-03-2010 22:13 |
|
 |
|
soaresv
Moderador
Registado: 21 Dez 2006 Mensagens: 5947 Idade: 35 Localização: Fanhões Nome: Vitor Soares
|
12/40 Re: Vieja Hartwegii
Só tenho mais uma questão de leigo: Vieja ou Paratheraps??
|
|
03-03-2010 10:54 |
|
 |
|
RuiCorreia
Amigo do Barbatana
|
13/40 Re: Vieja Hartwegii
Soaresv Escreveu: Só tenho mais uma questão de leigo: Vieja ou Paratheraps?? Qual usar? em qual das especies? Se é esta a tua pergunta, deve-se usar Vieja synspilus, e Paratheraps hartwegiA questão é ainda alvo de debate, mas segundo os ultimos trbalhos e após serem ultrapassados alguns problemas de nomenclatura, passar-se-á a usar os dois géneros. O nome Paratheraps, foi proposto por Werner e Stawikowski em 1989 , mas como não respeitaram algumas regras de nomenclatura, apesar de terem feito algumas revisões aos trabalhos, o nome sempre foi alvo de criticas... a divisão feita por eles, foi baseada em apenas aspectos visuais (fenotípicos), do peixe. Contudo, os trabalhos de Rican (2008), confirmam filogeneticamente a diferença entre Paratheraps e Vieja, e apenas se tal não se verificasse, íriamos continuar a usar apenas Vieja. Basicamente, Paratheraps, peixes com risca lateral desde a cauda até ao opérculo, contínua e com uma ligeira curvatura. E no género Vieja os peixes que apresentam essa mesma risca interrompida, ou restrita ao pedunclo caudal, apresentando tambem outras manchas pelo corpo. cumps, Rui Correia
03-03-2010 11:39 |
|
 |
|
Miguel Monteiro
Moderador
Registado: 24 Mar 2009 Mensagens: 1306 Idade: 38 Localização: Sintra Nome: Miguel Monteiro
|
14/40 Re: Vieja Hartwegii
Ainda À uns poucos anos atrás eram todos Cichlasomas  Agora têm vindo a classificá-los em várias espécies diferentes. De qualquer forma na minha opinião dos dois peixes em questão, a synspila é uma vieja e o hartwegii um paratheraps.
_________________ abraço Miguel Monteiro
|
|
03-03-2010 12:17 |
|
 |
|
soaresv
Moderador
|
15/40 Re: Vieja Hartwegii
RuiCorreia Escreveu: Soaresv Escreveu: Só tenho mais uma questão de leigo: Vieja ou Paratheraps?? Qual usar? em qual das especies? Se é esta a tua pergunta, deve-se usar Vieja synspilus, e Paratheraps hartwegiA minha questão era apenas em relação aos synspilus... Em alguns sites são classificados como Vieja, noutros como Paratheraps... Mas agora já entendi!! 
|
|
03-03-2010 12:50 |
|
 |
|