Data/Hora: 03-09-2010 22:26

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico
 Página 6 de 7 • [ 95 mensagens ] • Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

"Peixa" muito ofegante & parou de comer...

Autor Mensagem
Moderador

Registado: 21 Dez 2006
Nome: Vitor Soares
Mensagem 76/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Olá Miguel,

Ainda não tinha colocado porque queria testar a eficácia. Mas, se conseguires encontrar o medicamento, e puderes testar asntes de mim, agradeço imenso! :thumb

Citar:
provavelmente tratar-se-à mesmo de uma Octomicose. O que acontece é que o peixe é atacado por este flagelado que se aloja nos órgãos internos do animal, destruindo-os lentamente e provocando um emagrecimento generalizado. Mesmo que o peixe se alimente e tenha apetite, não consegue nutrir-se devidamente. O que normalmente aconselho é a utilização de tripaflavina na dosagem de 2gr para cada Kg de comida e durante 4 dias seguidos.

Algumas farmácias vendem este composto (tripaflavina)

Tenho a certeza que o Ricardo não se importa que eu partilhe a informação!

Vítor Soares

Imagem

04-02-2010 20:24 Perfil
Moderador

Registado: 24 Mar 2009
Nome: Miguel Monteiro
Mensagem 77/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
soaresv Escreveu:
Ainda não tinha colocado porque queria testar a eficácia. Mas, se conseguires encontrar o medicamento, e puderes testar asntes de mim, agradeço imenso! :thumb

Obrigado Vitor,

Estava interessado em saber a opinião do Marco. O tratamento que fiz com Hexamita da esha não resultou e pior, o peixe ficou com a zona ventral toda apanhada, criou pus e acabou por morrer em poucos dias :( Este tratamento está fora de questão.

Não sei se a doença seria a mesma, mas tinham sintomas idênticos e continuo interssado em saber qual o tratamento adequado, não vá o diabo tecê-las.

Agora tenho duas satanopercas doentes :tauuu . Deixaram de conseguir nadar e andam a arrastar-se pelo areão. Poderá ser da bexiga nadatória, mas não apresentam qualquer inchaço na zona da bexiga e parece-me mais uma infecção bacteriana.

04-02-2010 23:35 Perfil
Moderador

Mensagem 78/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
A minha continua sem comer - já lá vai mais de um mês e meio.... ainda hoje se mandou aos flocos, como o gato ao bofe... Meteu na boca, e cuspiu... Apesar da magreza, continua com bom aspecto...

Chegaste a fazer o Baktopur direckt? Estou tentado a fazer, para afastar de vez as suspeitas sobre ataque bacteriano interno... Depois tentar o praziquantel, ou o Flagellol...

Hoje, apareceu-me um macho victoria com um olho extremamente inchado... Sem sintomas nenhuns, gordo que nem um chibo e, de um momento para o outro, aparece-me com o olho inchado... Este novo sntoma levou-me a suspeitar de ataque bacteriano...

Vítor Soares

Imagem

04-02-2010 23:52 Perfil
Moderador

Registado: 16 Abr 2007
Nome: Ricardo Madureira
Mensagem 79/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
soaresv Escreveu:
Olá Miguel,

Citar:
provavelmente tratar-se-à mesmo de uma Octomicose. O que acontece é que o peixe é atacado por este flagelado que se aloja nos órgãos internos do animal, destruindo-os lentamente e provocando um emagrecimento generalizado. Mesmo que o peixe se alimente e tenha apetite, não consegue nutrir-se devidamente. O que normalmente aconselho é a utilização de tripaflavina na dosagem de 2gr para cada Kg de comida e durante 4 dias seguidos.

Algumas farmácias vendem este composto (tripaflavina)

Tenho a certeza que o Ricardo não se importa que eu partilhe a informação!

Claro que não importo de partilhar
Se não conseguirem arranjar o tal medicamento até sabado digam para falar com o Marco, pode ser que ele arranje

05-02-2010 00:00 Perfil
Moderador

Mensagem 80/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
soaresv Escreveu:
A minha continua sem comer - já lá vai mais de um mês e meio.... ainda hoje se mandou aos flocos, como o gato ao bofe... Meteu na boca, e cuspiu... Apesar da magreza, continua com bom aspecto...

Chegaste a fazer o Baktopur direckt? Estou tentado a fazer, para afastar de vez as suspeitas sobre ataque bacteriano interno... Depois tentar o praziquantel, ou o Flagellol...

Hoje, apareceu-me um macho victoria com um olho extremamente inchado... Sem sintomas nenhuns, gordo que nem um chibo e, de um momento para o outro, aparece-me com o olho inchado... Este novo sntoma levou-me a suspeitar de ataque bacteriano...

Ao Severum não cheguei a fazer o Baktopur direckt, mas é o que pretendo utilizar nas Satanopercas :thumb .

Em relação ao olho desse macho, convém actuar rápidamente, porque normalmente nesses casos a infecção agrava-se dia para dia.

05-02-2010 00:16 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 12 Out 2007
Nome: Paulo Duarte
Mensagem 81/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
soaresv Escreveu:
Vitor, o olho inchado até pode ser por causa de uma pancada qualquer. Mas dado o historial clínico recente, é para estar alerta...
O meu comentário neste tópico foi mesmo no sentido de não descartarem a causa bacteriana.

Se tens o Esha 2000, afinfa-lhe!

Paulo

05-02-2010 11:17 Perfil
Moderador

Mensagem 82/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
paulo duarte Escreveu:
soaresv Escreveu:
Vitor, o olho inchado até pode ser por causa de uma pancada qualquer. Mas dado o historial clínico recente, é para estar alerta...
O meu comentário neste tópico foi mesmo no sentido de não descartarem a causa bacteriana.

Se tens o Esha 2000, afinfa-lhe!

Fiz o Esha 2000 a semana passada, e o problema apareceu ontem... Mas não deve ser pancada... O Olho enchou bastante de um momento para o outro, sem quaisquer outros sinais de luta, agressão etc...

O curioso no meio disto tudo é que os "problemas" só me têm afectado os victorias... A mbunada anda lá toda em grande actividade, sem qualquer sintoma!

Vítor Soares

Imagem

05-02-2010 11:24 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 08 Set 2009
Nome: Ricardo Fernandes
Mensagem 83/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Pode ser mais uma bacorada das minhas :oops: , mas li algures que por vezes o sintoma dos olhos inchados tem a ver com uma subida brusca de fosfatos, sabes a quantos estão os teus?

05-02-2010 17:19 Perfil
Moderador

Mensagem 84/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Ricardo Fernandes Escreveu:
Pode ser mais uma bacorada das minhas :oops: , mas li algures que por vezes o sintoma dos olhos inchados tem a ver com uma subida brusca de fosfatos, sabes a quantos estão os teus?
Não faço ideia!

Sempre associei olhos inchados a infecçõe bacterianas internas... Nunca tinha tido nenhuma, mas já assisti a alguns casos... vamos ver o que é que dá! :thumb

Vítor Soares

Imagem

05-02-2010 17:34 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 25 Fev 2010
Nome: Joaquim Lopes
Mensagem 85/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Apenas à 2 dias atrás li este tópico e fique intrigado!!!
Antes de mais gostaria de saber se a "peixa" já está melhor.
Relativamente ao assunto em causa gostaria de dizer aquilo que EU penso...
Por vezes, em caso de doenças resistentes a tudo e mais algumas coisas, visto que nada de bom se espera que aconteça, um tratamento de choque é a coisa mais acertada a fazer.
O tratamento a que me refiro, sendo agressivo, não o é em demasia e todos os peixes conseguem resistir e até chegam a ficar bem melhores e mais espevitados que antes.
Uma TPA de 20% com água da torneira sem qualquer tratamento resulta muito bem em casos de infecções ligeiras as quais não conseguimos tratar com medicação. Como é sabido o "cloro" da água da torneira é um poderoso desinfectante. No caso dos peixes este cloro irá não só eliminar algumas bactérias e parasitas como também estimulará o sistema imunitário dos animais.
Após alguns anos de experiencia continuo a fazer isto regularmente excepto no Verão já que nesta altura do ano os niveis de "cloro" são realmente muito elevados.
Comentem esta minha afirmação pois só assim saberemos se mais alguém a coloca em prática...

26-02-2010 15:49 Perfil
Moderador

Mensagem 86/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Concordo contigo em relação à acção desinfectante do cloro para eliminar bactérias e parasitas, mas como estimulo do sistema imunitário não me parece.

Por outro lado, se fosse assim tão simples, não seriam necessários medicamentos...bastava ligar a água da torneira ;)

Acho que esse método é aceitável como medida preventiva, de vez em quando, para uma limpeza, mas como tratamento de doenças, fica um pouco aquém.

Mas posso estae engando. Já conseguiste curar algum peixe em mau estado com esse método?

26-02-2010 23:05 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 25 Fev 2010
Nome: Joaquim Lopes
Mensagem 87/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Os meus mais cordiais cumprimentos a todos os participantes neste forum...

SIM!
Já por diversas vezes obtive resultados com esta espécie de "tratamento" embora reconheça que antes disso procurei curas mais convencionais. De facto, em casos de comportamentos pouco normais dos peixes, seja por stress seja por motivos mais "somáticos" algo um pouco mais agressivo e menos convencional parece produzir resultados satisfatórios.
Recordo-me inclusivamente de uma determinada aquisição de escalares mármore dos quais apenas três apresentavam sintomas pouco definidos mas que apontavam para uma infecçãom comunmente chamada de "algodão". Dificuldade em respirar, aspecto macilento da coloração mais escura, algodão nos cantos da boca e parcialmente alastramento às guelras, recusa da alimentação e completo alheamento de tudo o que os rodeava. Os restantes (4) tinham comportamentos normais. De tudo o que foi tentado ( desde medicamentos conjugados com variações de temperatura e iluminação até TPA's) nada resultou. Considerando uma causa perdida passei-os para um tanque "hospital" no qual por falta de cuidado introduzi água da torneira directamente mais os cuidados relativos a matérias filtrantes com colónias bacterianas instaladas. Assim que passei os escalares para lá logo reagiram e em dois dias estavam prontos a passar novamente ao tanque principal.
Mais recentemente com um casal de apistos agassizi que aparentavam (ao fim de 3 dias) serem portadores de ictio o mesmo tratamento resultou e apenas subi a temperatura para 28 graus sem recurso a qualquer outro tratamento. hoje este casal é feliz e saudável tendo já procriado algumas vezes.
Espero ter sido claro. Este procedimento poderá ser encarado por alguns puristas como demasiado severo mas...

27-02-2010 16:05 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 05 Fev 2008
Nome: Luis Almeida
Mensagem 88/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Olá Joaquim!

Interessante, sem dúvida, o teu ponto de vista!!!!

Mas em relação aos mbunas, que são os peixes que maioritariamente habitam os nossos aquários, não me parece que produza efeitos em caso de doenças, e explico porquê:

A grande maioria de nós, se não todos, os que mantemos ciclídeos do lago Malawi, faz semanalmente, quinzenalmente, tpa´s superiores a 20% e com àgua directamente "d´él cano" para o aqua, o que só por si, seria uma medida preventiva, mas o certo é que as doenças vão aparecendo....

Volto a sublinhar, que faço referência a Malawi´s! :thumb

VENDO criações próprias de:
- Tropheops chilumba Orange
- Labeotropheus trewavasae Tumbie West
(peixes com cerca de 1cm)

28-02-2010 10:11 Perfil YIM
Amigo do Barbatana

Registado: 08 Out 2008
Mensagem 89/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Cacau Escreveu:
Apenas à 2 dias atrás li este tópico e fique intrigado!!!
Antes de mais gostaria de saber se a "peixa" já está melhor.
Relativamente ao assunto em causa gostaria de dizer aquilo que EU penso...
Por vezes, em caso de doenças resistentes a tudo e mais algumas coisas, visto que nada de bom se espera que aconteça, um tratamento de choque é a coisa mais acertada a fazer.
O tratamento a que me refiro, sendo agressivo, não o é em demasia e todos os peixes conseguem resistir e até chegam a ficar bem melhores e mais espevitados que antes.
Uma TPA de 20% com água da torneira sem qualquer tratamento resulta muito bem em casos de infecções ligeiras as quais não conseguimos tratar com medicação. Como é sabido o "cloro" da água da torneira é um poderoso desinfectante. No caso dos peixes este cloro irá não só eliminar algumas bactérias e parasitas como também estimulará o sistema imunitário dos animais.
Após alguns anos de experiencia continuo a fazer isto regularmente excepto no Verão já que nesta altura do ano os niveis de "cloro" são realmente muito elevados.
Comentem esta minha afirmação pois só assim saberemos se mais alguém a coloca em prática...

Até concordo mas 20% não da para nada o efeito do cloro diluido nem afecta peixes nem agentes patogenicos, nunca trato a água para os malawis e chego a fazer mudas de 50% e penso que o mesmo se aplica ao Vitor Soares, ou seja ja teve um tratamento mais forte que esse que sugeres e não resultou.
Agora 100% de agua da torneira. Num dia daqueles que a agua até cheira a lixivia ja experimentei com peixes vermelhos saidos do lago crivados de parasitas. O resultado foi um morto e os sobreviventes todos ficaram sem parasitas. Se não fossem peixes vermelhos não tinha feito a experiencia. Não aconselho. Sal é mesmo o melhor.

28-02-2010 15:11 Perfil
Amigo do Barbatana

Registado: 11 Out 2007
Nome: Luís Filipe Raposeiro
Mensagem 90/95   Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
falaram em sal...já que falaram em sal...á quem coloque um pouco de sal de cada vez que faz TPA's...
a minha duvida prende-se com que quantidade por cada litro, já ouvi dizer uma colher de sopa por cada 100 litros, o que dizem? estamos a falar de malawis.

Luís Filipe.

antes de perguntar pesquise, se a duvida persistir pergunte...

28-02-2010 19:40 Perfil
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico   Página 6 de 7 • [ 95 mensagens ] • Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído

Ir para: