|
|
Data/Hora: 30-07-2010 09:59
|
Ver as mensagens sem resposta | Ver tópicos Activos
|
| Página 1 de 7 • [ 95 mensagens ] • 1, 2, 3, 4, 5 ... 7 Próximo |
"Peixa" muito ofegante & parou de comer...
| Autor |
Mensagem |
|
soaresv
Moderador
Registado: 21 Dez 2006 Mensagens: 5947 Idade: 35 Localização: Fanhões Nome: Vitor Soares
|
1/95 "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Boas,
Necessito de ajuda... Tenho uma fêmea Mbipia lutea que parou de comer, está extremanete ofegante e e parece tentar cuspir qualquer coisa de tempos a tempos... Esta situação já se arrasta há perto de 2 semanas, e a bicha está a ficar extremamente magra...
De início, pensei que fossem parasitas internos, e fiz um tratamento com Flagyl... Como não resultou, fiz uma TPA de 70/80%, dei 4/5 dias de intervalo (com o UV ligado) e apliquei a primeira dose de um tratamento com Fluvermal... No entanto, não vejo grandes melhoras...
Já perdi uma fêmea Pundmilla com os mesmo sintomas, e esta Mbipia parece que vai pelo mesmo caminho... A água está impecável, em termos de nitritos, Nitratos, Amónia, Ph e Dureza... Alguém sabe do que se possa tratar? Estou a ficar sem opções, e tenho medo que o problema venha a afectar outros peixes...
_________________ Cumprimentos,
Vítor Soares Pescaria em Portalegre 2010 - 19 Junho - Presenças
|
|
04-01-2010 17:24 |
|
 |
|
DanielTrofa
Amigo do Barbatana
Registado: 10 Nov 2009 Mensagens: 861 Idade: 20 Localização: Porto- Trofa Nome: Daniel Ferreira
|
2/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
"Principais Doenças
Gostariamos de ressaltar que as chances de peixes ornamentais ficarem doentes são muito pequenas, desde que providencias de prevenção sejam tomadas, tais como: Higiene no aquário, trocas parciais obrigatórias, observar bem os peixes na hora da compra e comprar em lojas de higiene e de confiaça com procedencia. Mesmo assim, peixes estão sujeitos a adquirir uma doença e aí tentamos relatar as mais comuns doenças de Peixes Ornamentais, quais sintomas e providencias a serem tomadas.
Ictio - Causado por protozoário, perfura rapidamente a epiderme e se estabelece entre a epiderme e a derme, deixando um ponto branco . De fácil diagnóstico, Parasita de ciclo reprodutivo dentro e fora do peixe. Infectam um aquário em pouco tempo. Geralmente atacam peixes com baixa resistência, ou introduzidas a pouco dentro do aquário. Deixe em temperatura alta por volta dos 29 a 30 graus, introduza sal grosso, 15mg a cada 10 litros por curto periodo de tempo, 10 dias, (lembre sempre que o sal não é muito benéfico as coridoras e peixes de couro), isso deve melhorar, eliminar o parasita. o Ictio é uma doença que geralmente pode atacar pela baixa resistência do peixe pelo transporte, até as lojas e até finalmente em seu aquário, mas não devemos nos desesperar, pois em pouco dias notaremos que ele desaparecerá , assim que o peixe adquirir uma resistencia melhor, não esquecendo de aumentar a temperatura... Acredito que poderemos comparar a uma "gripe" que nós seres humanos estamos sujeitos , claro que até uma gripe pode ser fatal quando não cuidada...
Fungos - Maiores causadoras de doenças em peixes ornamentais, maioria ataca a pele, peixes debilitados, com strees, por muita manipulação são seriamente sujeitos a adquirir fungo, nas infecçoes causadas por traumatismo, lesões e brigas. O risco está em antingir os olhos, podendo até afetar o cerebro. Devemos adquirir imediatamente um remédio nas lojas especializadas, seguindo as recomendações do fabricante, sempre usando um aquário hospital , para evitar novas lesões e contaminação do peixe.
Oodium - pillularis - Doença de 'poeira dourada' vulgarmente chamado. Ataca principalmente alevinos e peixes novos, ataca quase todas as espécies de peixes tropicais, Doença muito contagiosa, e se espalha pelo aquário rapidamente, produzindo uma perda total dos peixes. Apresenta sinais parecidos do Ictio, em seguida apresenta uma camada na pele em forma aveludada, branco ou amarelo. Nota-se um emagrecimento e muita excitação do peixe. Retirar os peixes afetados, Pode ser usado como medicamento o azul de metileno 5ml p/ 5 litros, pode-se elevar a temperatura do aquário hospital , mantendo o aquário no escuro para matar o parasita. Doença de difícil cura pela rapidez da contaminação. Existem excelentes remédios importados para a tentativa de cura, lembrando que deve-se seguir rigorosamente a bula dos fabricantes.
Tuberculose - Esta doença é simplesmente uma das mais temidas, pode acabar com um aquário inteiro caso não diagnosticado rapidamente, o peixe fica magro, com falta de apetite, destruição das nadadeiras, deformação da coluna, nado obliquo, o peixe fica desgovernado, Até o momento não se tem cura, devemos sacrificar o peixe sem dó, pois a doença pode ser transmitida facilmente pela alimentação e pode-se correr o risco de perder o aquário Todo!
Hidropsia - Doença causada por uma bactéria, Aeromonas Punctatos, o peixe fica com o abdomêm muito inchado, pára de se alimentar. nada em circulos, pode ficar com escamas eriçadas, destruição de nadadeiras, manchas vermelhas em todo o corpo. Muito difícil a cura, ainda não é conhecida um remédio realmente eficaz para essa doença.
Fungo nos olhos: (pop-eye): Os olhos ficam encobertos ou projetados (pop-eye). Pode se tornar mais severo caso não seja tratado, pois ocorre infecção também por bactérias, além do peixe desenvolver tuberculose. As vezes ocorre devido a quantidade excessiva de matéria em decomposição na água. Tratamento: Deve ser feito com associação de antifúgicida e antibiótico.
Nadadeiras Degeneradas - Uma das causas desta doença é a alteração de pH, geralmente ácido. Outro fator, mais preocupante, é a falta de higiene e a qualidade do alimento oferecida, causando má condição da água e desnutrição, respectivamente. Estes fatores podem ainda serem portas de entrada para outras doenças.
Cóstia: Causado por três protozoários (Chilodonella, Costia (ichtybodo) e Cyclochaeta (Trichodina)) afetando a pele causando um embaçamento das cores, produção excessiva de muco e debilidade. Em estágios mais avançados atingem as guelras causando a morte do animal. O surgimento desta doenças ocorre devido a quedas de temperaturas na água. Tratamento com remédios apropriados.
Hexamita: O agente etiológico da doença é o Hexamita, protozoário flagelado. O nome "Parasita do Disco". Existe uma doença chamada "Hole-in-the-head" (dç. do Buraco na cabeça), frequentemente observada em Discos, Acarás, Oscar e outros Ciclídeos, associando-se a presença do Hexamita, bem como a infecções bacterianas, desnutrição, aquário sujo, além do uso de carvão ativado. Em muitos peixes a infecção é inaparente, acometendo espécimes jovens. Por isso, quando observarmos um peixe muito emagrecido devemos pensar, além dos distúrbios alimentares, primeiro em Tuberculose e depois em Hexamita. Outro sinal observado na doença é o escurecimento da pele. TRATAMENTO: A prevenção faz-se através da boa alimentação, a qual evita lesões intestinais. Manter limpo e higiênico seu aquário. A doença tem cura e deve ser adquirida seu medicamento em lojas especializadas...
Ferimentos: Em meio natural, as lesões traumáticas resultam geralmente de ataques de predadores. Essa lesões cicatrizam facilmente, a não ser que exista uma infecção secundária na lesão. No aquário, os ataques de predadores ocorrem por incompatibilidade entre as espécies ou lutas pelo território quando se introduz um peixe novo. As lutas entre machos da mesma espécie são bem conhecidas (Ciclídeos africanos) ou por falta de adaptação de peixes em geral, sofrem lesões na pele como hematomas , hemorragias, nadadeiras destruídas. TRATAMENTO: Isolar o peixe em aquário hospital, Permanganato de potássio a 2%, pincelar o ferimento com Tintura de iodo, oferecer pouco alimento."
Vi isto num site. Não sei se tens algum sintoma e consigas fazer o diagnostico por aqui.
_________________ Vendo aquário de 120 x 40 x 50 cm (240L) com todos os acessórios em excelente estado. Enviem MP
última vez editado por DanielTrofa em 04-01-2010 22:09, editado 1 vez no total
|
|
04-01-2010 17:46 |
|
 |
|
Jose Couto
Amigo do Barbatana
Registado: 17 Mar 2008 Mensagens: 158 Idade: 26 Localização: Braga, Portugal
|
3/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Boas Victor
Estou com o mesmo problema que tu, ja me morreram 15 peixes e todos da mesma maneira, ficam muito ofegantes, deixam de comer e num espaço de 2 dias morrem. Isto começou depois da ultima importação da Cichlidenstadl e até agora ja fiz, flagyl, fluvermal, tremazol, esha2000, e nada resultou, ja estou com receio de perder todos os peixes que tenho, pelo menos os mais imponentes já foram. Se alguem conhecer alguma possivel cura agradecia.
Cumpts
_________________ Abraço
José Couto
Descarrega a tua furia... http://roier.mybrute.com
|
|
04-01-2010 19:47 |
|
 |
|
André Henriques
Amigo do Barbatana
Registado: 18 Nov 2009 Mensagens: 700 Idade: 20 Localização: Madeira - Funchal - Lido Nome: João André Henriques Fernandes
|
4/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Boas! Numa possível cura, e se for íctio, subam a temperatura para 29º/30º eu sei que é muito alto mas quando tinha íctio era o que fazia e minimizava as perdas em quase 90%. Este tratamento li-o na internet e esse post que o Daniel Trofa coloco aí está excelente!
Reparem se no corpo do peixe não há pintinha brancas!?
Mas é de facto uma doença avassaladora!!
_________________ Abraço, André Henriques
4º Aniversário do Fórum - Ilha da Madeira
|
|
04-01-2010 21:53 |
|
 |
|
soaresv
Moderador
Registado: 21 Dez 2006 Mensagens: 5947 Idade: 35 Localização: Fanhões Nome: Vitor Soares
|
5/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
André Henriques Escreveu: Boas! Numa possível cura, e se for íctio, subam a temperatura para 29º/30º eu sei que é muito alto mas quando tinha íctio era o que fazia e minimizava as perdas em quase 90%. Este tratamento li-o na internet e esse post que o Daniel Trofa coloco aí está excelente!
Mas é de facto uma doença avassaladora!! Obrigado André. Não me parece que seja Íctio. Tive Íctio há pouco tempo, e consegui curar sem grandes problemas. Jose Couto Escreveu: Boas Victor
Estou com o mesmo problema que tu, ja me morreram 15 peixes e todos da mesma maneira, ficam muito ofegantes, deixam de comer e num espaço de 2 dias morrem. Isto começou depois da ultima importação da Cichlidenstadl e até agora ja fiz, flagyl, fluvermal, tremazol, esha2000, e nada resultou, ja estou com receio de perder todos os peixes que tenho, pelo menos os mais imponentes já foram. Se alguem conhecer alguma possivel cura agradecia.
Cumpts A mim aconteceu-me com duas fêmeas Victoria... Curiosamente, também após a última importação da Cichlidenstadl, e da introdução do Casal de Victorias que veio de casa do Pedro Santos. Como os peixes que vieram de casa do Pedro vinham muito magros, associei a doença a parasitas internos que pudessem trazer. No entanto, é perfeitamente possível que fosse alguma "coisa" que veio com os peixes da cichlidensatdl, e tenha demorado mais algum tempo a incubar... As fêmeas afectadas (ainda não me apareceu em machos) ficam muito ofegantes (parece que estão "embocadas"), sempre a tentar "cuspir" qualquer coisa e deixam de comer... A primeira morreu numa semana. Esta está a durar um pouco mais de tempo porque era muito maior... Já pensei em sacrificá-la, para ver se não alastra aos outros peixes...
|
|
05-01-2010 09:03 |
|
 |
|
Sérgio Tavares
Moderador
Registado: 25 Out 2008 Mensagens: 3310 Idade: 33 Localização: Catujal - Loures Nome: Sérgio Tavares
|
6/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
soaresv Escreveu: André Henriques Escreveu: Boas! Numa possível cura, e se for íctio, subam a temperatura para 29º/30º eu sei que é muito alto mas quando tinha íctio era o que fazia e minimizava as perdas em quase 90%. Este tratamento li-o na internet e esse post que o Daniel Trofa coloco aí está excelente!
Mas é de facto uma doença avassaladora!! Obrigado André. Não me parece que seja Íctio. Tive Íctio há pouco tempo, e consegui curar sem grandes problemas. Não te parece e bem ... pois é logico que não é ictio ... o ictio em peixes com escamas dificilmente é mortal ... em mbunas entao é quase impossivel ... e passa ao fim de poucos dias. Para mim foi uma bacteria que estava alojada nos peixes que trouxeste recentemente para o aquario ... se não tiveres condições para a separar dos restantes ... então sacrifica-a pois existe perigo de contagio.
_________________ Abraço,
Sérgio Tavares
|
|
05-01-2010 09:20 |
|
 |
|
Nuno Rocha
Amigo do Barbatana
Registado: 16 Set 2009 Mensagens: 200 Idade: 37 Localização: Casal Cambra, Lisboa Nome: Nuno Rocha
|
7/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
No aquário em que adicionei 3 casais que adquiri através da Cichlidenstadl também estou neste momento com problemas idênticos em duas fêmeas, estão com os mesmos sintomas que aqui relatam, acrescentando apenas que se estão a esfregar nas pedras mais que o habitual
Foi a partir da introdução novos peixes que comecei com problemas Um casal de Labeotropheus "Katale" morreu logo ao inicio, mesmo fazendo tratamento com flagyl, ao outros dei-lhes flagyl na comida por 5 dias e pareciam estar todos bem
Num outro aquário que mantenho em que dou a mesma comida e os mesmos cuidados está tudo bem
Estou neste momento a fazer tratamento com flagl ao aqua todo, se alguém souber melhor forma de tratar o problema, todos agradeçemos
_________________ Nuno Rocha
|
|
05-01-2010 10:13 |
|
 |
|
soaresv
Moderador
|
8/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Boas, Parece que estamos todos com o "problema", e ninguém consegue dar-nos a solução... Da minha parte, hoje, vou administrar a 2ª dose de Fluvermal. Se não resultar, vou dar uma semana de intervalo, e tentar outro tratamento... Só ainda não sei é qual... 
|
|
05-01-2010 10:20 |
|
 |
|
Luis Sousa
Amigo do Barbatana
Registado: 08 Nov 2006 Mensagens: 1745 Localização: Corroios/Almada Nome: Luis Sousa
|
9/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Experimenta em último recurso dar-lhe uma extra dose de sal na água.
Se não morrer da cura, morre da doença.
Boa sorte
Abraço
_________________ ルイス ソウサ
|
|
05-01-2010 10:55 |
|
 |
|
soaresv
Moderador
|
10/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Luis Sousa Escreveu: Experimenta em último recurso dar-lhe uma extra dose de sal na água.
Se não morrer da cura, morre da doença.
Boa sorte
Abraço Olá amigo Luís, Estou mais inclinado para experimentar Praziquantel... No caso de ser algum tipo de parasita, insensível ao Flubendazol (Fluvermal), previno que o "mal" alastre a outros peixes... Na semana passada, após a primeira dose de Fluvermal, o peixe melhorou um pouco... Ontem, veio à comida, mas cuspiu tudo... Não sei porquê, mas estou muito inclinado para que seja algum parasita... Não sei é qual... 
|
|
05-01-2010 11:14 |
|
 |
|
Miguel Monteiro
Moderador
Registado: 24 Mar 2009 Mensagens: 1306 Idade: 38 Localização: Sintra Nome: Miguel Monteiro
|
11/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Pelos sintomas, tenho quase a certeza que se trata de parasitas internos. Nestes casos costumo usar o Octozin da Waterlife e já tive bons resultados, mas se a "peixa" estiver muito infectada poderá ser tarde e o tratamento ineficaz. Se poderes, aconselho o isolamento num aquário hospital.
_________________ abraço Miguel Monteiro
|
|
05-01-2010 11:58 |
|
 |
|
soaresv
Moderador
|
12/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Miguel Monteiro Escreveu: Pelos sintomas, tenho quase a certeza que se trata de parasitas internos. Nestes casos costumo usar o Octozin da Waterlife e já tive bons resultados, mas se a "peixa" estiver muito infectada poderá ser tarde e o tratamento ineficaz. Se poderes, aconselho o isolamento num aquário hospital. Olá Miguel, Sendo parasitas internos, tal como eu também suspeito, estou a ponderar tratar o aquário principal para prevenir que o problema se alastre a outros peixes...
|
|
05-01-2010 12:06 |
|
 |
|
André Henriques
Amigo do Barbatana
Registado: 18 Nov 2009 Mensagens: 700 Idade: 20 Localização: Madeira - Funchal - Lido Nome: João André Henriques Fernandes
|
13/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
Só espero que decifrem o problema e desculpem não ter ajudado muito! Vou acompanhar o tópico com muita atenção e acho que era importante,consoante a "investigação" decorre, ver se este tópico fica inamovível, sim porque eu acredito que vocês descubram a cura!  Boa Sorte Soares e a todos os que infelizmente têm o problema!!
_________________ Abraço, André Henriques
4º Aniversário do Fórum - Ilha da Madeira
|
|
05-01-2010 12:26 |
|
 |
|
Miguel Monteiro
Moderador
Registado: 24 Mar 2009 Mensagens: 1306 Idade: 38 Localização: Sintra Nome: Miguel Monteiro
|
14/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
soaresv Escreveu: Sendo parasitas internos, tal como eu também suspeito, estou a ponderar tratar o aquário principal para prevenir que o problema se alastre a outros peixes... Sim sim também concordo, mal não lhes faz concerteza. Até há quem coloque no aquário de tempos em tempos umas pastilhas de octozin a nível preventivo.  Boa sorte Vitor 
_________________ abraço Miguel Monteiro
|
|
05-01-2010 12:29 |
|
 |
|
MaCunha
Amigo do Barbatana
Registado: 30 Jun 2009 Mensagens: 206 Idade: 31 Localização: Famões/ Odivelas Nome: Max Cunha
|
15/95 Re: "Peixa" muito ofegante & parou de comer...
soaresv Escreveu: As fêmeas afectadas (ainda não me apareceu em machos) ficam muito ofegantes (parece que estão "embocadas"), sempre a tentar "cuspir" qualquer coisa e deixam de comer... A primeira morreu numa semana. Esta está a durar um pouco mais de tempo porque era muito maior... Já pensei em sacrificá-la, para ver se não alastra aos outros peixes... Curioso..  Eu também estou com esse problema.. Já me morreram uma fêmea Red Kadango, uma fêmea saulosi, duas fêmeas msobo hecteropictus, e a dois dias atrás foi-se a minha 'única' fêmea Iodotropheus sprengerae.. Fiquei tão chateado que já me passou pela cabeça desistir do hobby.. Enfim.. Não me morreu nenhum macho. O que será isso???
_________________ Abraço, Max
|
|
05-01-2010 18:53 |
|
 |
|
|
Página 1 de 7 • [ 95 mensagens ] • 1, 2, 3, 4, 5 ... 7 Próximo |
Quem está ligado |
Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar mensagens: Proibído Apagar mensagens: Proibído
|
|
|