| Autor |
Mensagem |
|
Pedro Santos
Amigo do Barbatana
Registado: 28 Fev 2008 Mensagens: 3354 Idade: 31 Localização: Aveiro Nome: Pedro Santos
|
76/90 Re: Retirar o cloro da água
_________________ http://www.climacom.pt
|
|
23-09-2009 20:02 |
|
 |
|
Tiago Rocha
Moderador
Registado: 16 Mar 2009 Mensagens: 2534 Idade: 18 Localização: Lisboa Nome: Tiago Rocha
|
77/90 Re: Retirar o cloro da água
vi este artigo num catalego da repsol:  o que acham? acham que faria o mesmo efeito que o dito purificador de agua, e tiraria o cloro da mesma? abraço
_________________ Adicionem o Grupo do Ciclideos.com no Mensseger: group347151@groupsim.com
|
|
25-09-2009 14:49 |
|
 |
|
Miguel Monteiro
Moderador
Registado: 24 Mar 2009 Mensagens: 1357 Idade: 38 Localização: Sintra Nome: Miguel Monteiro
|
78/90 Re: Retirar o cloro da água
É possivel. Depende do conteúdo do filtro. Se tiver carvão activado deve funcionar.
_________________ abraço Miguel Monteiro
|
|
25-09-2009 18:20 |
|
 |
|
Tiago Rocha
Moderador
Registado: 16 Mar 2009 Mensagens: 2534 Idade: 18 Localização: Lisboa Nome: Tiago Rocha
|
79/90 Re: Retirar o cloro da água
Miguel Monteiro Escreveu: É possivel. Depende do conteúdo do filtro. Se tiver carvão activado deve funcionar. isso ja nao sei.
_________________ Adicionem o Grupo do Ciclideos.com no Mensseger: group347151@groupsim.com
|
|
26-09-2009 22:12 |
|
 |
|
telmo dias
Amigo do Barbatana
Registado: 08 Out 2007 Mensagens: 995 Idade: 33 Localização: peniche
|
80/90 Re: Retirar o cloro da água
Boas, alguem já exprimentou agua bastante quente a deixar repousar 24horas? Segundo aquilo que já li em algures por aí na net, agua bastante quente e deixada a repousar, que a maior parte do cloro desaparece...
_________________ TELMO DIAS
|
|
28-09-2009 16:27 |
|
 |
|
SCO
Amigo do Barbatana
Registado: 12 Jun 2008 Mensagens: 516 Idade: 38 Localização: Lisboa Nome: Orlando Marta
|
81/90 Re: Retirar o cloro da água
telmo dias Escreveu: Boas, alguem já exprimentou agua bastante quente a deixar repousar 24horas? Segundo aquilo que já li em algures por aí na net, agua bastante quente e deixada a repousar, que a maior parte do cloro desaparece... O problema é o esquentador que liberta (qualquer coisa que não sei o nome) quando a água por lá passa. Mas, em 24 horas, o cloro tambem saí em agua fria.
_________________ Orlando Marta
http://www.sa-segurancaactiva.pt Para quem anda de moto.
|
|
28-09-2009 16:36 |
|
 |
|
telmo dias
Amigo do Barbatana
|
82/90 Re: Retirar o cloro da água
Concordo contigo, mas, como a agua está quente supostamente ao libertar os vapores o cloro tambem se vai e outros componentes que poem na merd@ da agua... Mas não existe nada melhor que um gajo tem uma nascente com 8 de ph 
|
|
28-09-2009 16:53 |
|
 |
|
Miguel Monteiro
Moderador
Registado: 24 Mar 2009 Mensagens: 1357 Idade: 38 Localização: Sintra Nome: Miguel Monteiro
|
83/90 Re: Retirar o cloro da água
soaresv Escreveu: SCO Escreveu: O que existe é dias que a concentração de cloro é menor. Esse dia não é ao Domingo! Já todos reparamos que ao Domingo o cheiro é muito intenso a cloro/lixivia/hipoclorito. E seu eu te disser que o dia em que sinto mais cloro na água é à sexta-feira?? E recebo a água do mesmo sítio que tu... Em relação aos dias em que há mais concentração de cloro na água, tenho a minha teoria que pode estar errada, mas cá vai. Existe mais concentração de cloro quando se gasta mais água. Ou seja, por razões que não vale a pena especifiar, aos Domingos o consumo de água é muito superior aos restantes dias da semana. Neste caso, as reversas de água na rede não repousam o tempo suficiente para o cloro se libertar e por isso existe mais concentração de cloro na água da torneira. Atenção que é apenas uma teoria minha 
|
|
29-09-2009 19:23 |
|
 |
|
Aníbal Alves
Amigo do Barbatana
Registado: 18 Abr 2008 Mensagens: 514 Idade: 42 Localização: Setúbal Nome: Aníbal Alves
|
84/90 Re: Retirar o cloro da água
Miguel, na minha opinião é uma boa análise.
Já não percebo a tese, que parece ser defendida, em que se diz que o tratamento seria feito ao fim-de-semana, deduzindo-se que nos outros dias não se faz, ou que a água seria armazenada durante a semana, o que me parece inviável (pelo que sei, talvez erradamente, o tratamento faz-se em contínuo, já que não haveria capacidade, nem necessidade, de grandes armazenamentos).
Por umas leituras que fiz também chego a uma conclusão, muito embora não tenha certezas:
Li umas "coisas", que fazem sentido, que associam a capacidade do cloro eliminar microorganismos e biofilmes, à concentração de cloro e ao tempo de exposição a esse cloro.
Assim, deduzo que se a exposição for menor, em tempo, ter-se-ia que aumentar a concentração, facto que posso associar aos fins-de-semana, onde penso serem maiores os consumos. (logo menos tempo de exposição desde o tratamento até à utilização)
Não fui ver o que legalmente está definido, mas caso a legislação permita uma concentração em forma de intervalo, é perfeitamente possível que a empresa doseie o cloro em função dos caudais e do tempo que eventualmente esperam que este esteja a actuar nos microorganismos presentes.
Também não me admiraria que alguém que saiba ao certo como se faz, me diga que estou errado, dado que confesso não ter feito um trabalho de pesquisa para escrever isto.
Cumps
_________________ Aníbal Alves
|
|
29-09-2009 23:39 |
|
 |
|
Aníbal Alves
Amigo do Barbatana
Registado: 18 Abr 2008 Mensagens: 514 Idade: 42 Localização: Setúbal Nome: Aníbal Alves
|
85/90 Re: Retirar o cloro da água
Telmo, o pH está bom, mas como ter a certeza do resto?
_________________ Aníbal Alves
|
|
29-09-2009 23:41 |
|
 |
|
telmo dias
Amigo do Barbatana
|
86/90 Re: Retirar o cloro da água
Miguel Monteiro Escreveu: Existe mais concentração de cloro quando se gasta mais água. Ou seja, por razões que não vale a pena especifiar, aos Domingos o consumo de água é muito superior aos restantes dias da semana. Neste caso, as reversas de água na rede não repousam o tempo suficiente para o cloro se libertar e por isso existe mais concentração de cloro na água da torneira. Atenção que é apenas uma teoria minha  Miguel, o que tu dizes até pode ter alguma lógica, mas, diz-me uma coisa, para onde queres que vá o cloro quando este está dentro da rede? Se estivesse ao ar livre, provavelmente isso acontecia mas, estado fechado e sob pressão, atenção estou a falar pela logica... Aníbal Alves Escreveu: ] mas como ter a certeza do resto? Boas, tenho um colega meu que ja trabalhou numa ETA e ele diz isso, agora como provar só fazendo analises, com material que se usa nas piscinas, penso eu...
|
|
30-09-2009 08:30 |
|
 |
|
SCO
Amigo do Barbatana
Registado: 12 Jun 2008 Mensagens: 516 Idade: 38 Localização: Lisboa Nome: Orlando Marta
|
87/90 Re: Retirar o cloro da água
Podiamos fazer uma lista/quadro por zona, do pessoal que não retira o cloro á agua e ir avaliando os problemas. Em Lisboa somos alguns e problemas não têm existido. Em Aveiro o Pedro não se queixa É só uma ideia... 
_________________ Orlando Marta
http://www.sa-segurancaactiva.pt Para quem anda de moto.
|
|
30-09-2009 08:34 |
|
 |
|
Miguel Monteiro
Moderador
|
88/90 Re: Retirar o cloro da água
telmo dias Escreveu: Miguel Monteiro Escreveu: Miguel, o que tu dizes até pode ter alguma lógica, mas, diz-me uma coisa, para onde queres que vá o cloro quando este está dentro da rede? Se estivesse ao ar livre, provavelmente isso acontecia mas, estado fechado e sob pressão, atenção estou a falar pela logica...
O que entendes por água fechada dentro da rede. A água que está nas estações de tratamento, não está propriamente fechada, nem sob pressão. E só fica fechada e sob pressão quando passa para as canalizações e daí para as nossas torneiras.
|
|
30-09-2009 09:26 |
|
 |
|
telmo dias
Amigo do Barbatana
|
89/90 Re: Retirar o cloro da água
Miguel Monteiro Escreveu: O que entendes por água fechada dentro da rede. A água que está nas estações de tratamento, não está propriamente fechada, nem sob pressão. E só fica fechada e sob pressão quando passa para as canalizações e daí para as nossas torneiras. Quanto mais tempo estiver dentro da rede mais aditivos ganha, por isso quando não se utiliza uma determinada torneira durante algum tempo, esta vem com um cheiro e côr insuportavel, não sei se me fiz perceber...
|
|
01-10-2009 11:39 |
|
 |
|
Miguel Monteiro
Moderador
|
90/90 Re: Retirar o cloro da água
Estou a perceber Telmo,
Mas nesse caso, o cheiro e côr insuportavel da água que falas não vem do cloro ou de qualquer tratamento anteriormente efectuado na água, mas sim da própria canalização, que muitas das vezes não se encontra nas melhores condições.
Uma vez tive de mudar a canalização da minha antiga casa, porque estava completamente ferrugenta. Até metia impressão. E só descobri por mero acaso, quando ìa fazer uma pequena obra. Bem o resultado acabou numa obra muito maior e mais cara também.
|
|
01-10-2009 13:55 |
|
 |
|